quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

2013,terça-feira,19,feverreiro  lua crescente
O Poeta e o Esporte
"Eu sei que futebol é assim mesmo,
um dia a gente ganha,
outro dia a gente perde,
mas porque é que,
quando a gente ganha,
ninguém se lembra que futebol é assim mesmo?"
Carlos Drummond de Andrade
Evangelho do dia
Tempo da Quaresma
Primeira leitura: Isaías 55, 10-11
Salmo 34
- Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.
R: O Senhor liberta os justos de todas as angústias.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 6, 7-15
- Glória a Cristo, palavra eterna do Pai, que é amor!
- O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus (Mt 4, 4)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
Orai assim:Pai nosso...,
"Quando orardes, não useis de muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. Não sejais como eles, pois o vosso Pai sabe do que precisais, antes de vós o pedirdes. Vós, portanto, orai assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, como no céu, assim também na terra. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos que nos devem. E não nos introduzas em tentação, mas livra-nos do Maligno. De fato, se vós perdoardes aos outros as suas faltas, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. Mas, se vós não perdoardes aos outros, vosso Pai também não perdoará as vossas faltas."
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor
Santo Terço
Mistérios Dolorosos: Agonia, Sofrimento e Morte - Amor aos pecadores.
Clíque abaixo:
Terço da Misericórdia - Eliana Sá
Clíque abaixo:
Dia do Esportista
O esportista, ao praticar exercícios físicos, coletiva ou individualmente - e com método -, está aperfeiçoando a atividade de seu corpo e mente. Nessa atividade, ele emprega sua força, sua habilidade e inteligência (em conjunto ou separadas), seguindo regras pré-fixadas. O objetivo é vencer os adversários que enfrenta direta ou indiretamente. Daí concluírmos que, apesar de em alguns esportes o homem precisar dominar uma máquina (automóvel, moto, lancha etc), a natureza (alpinismo, natação) ou mesmo os animais (caça subaquática, hipismo etc), o esporte teve sua origem da competição entre homens ou grupos de homens.
O esportista, ao praticar exercícios físicos, coletiva ou individualmente - e com método -, está aperfeiçoando a atividade de seu corpo e mente.
Nessa atividade, ele emprega sua força, sua habilidade e inteligência (em conjunto ou separadas), seguindo regras pré-fixadas. O objetivo é vencer os adversários que enfrenta direta ou indiretamente.
Daí concluírmos que, apesar de em alguns esportes o homem precisar dominar uma máquina (automóvel, moto, lancha etc), a natureza (alpinismo, natação) ou mesmo os animais (caça subaquática, hipismo etc), o esporte teve sua origem da competição entre homens ou grupos de homens.
O esportista, então, é aquele que tem como principal intenção superar outros competidores e até a si mesmo, suas próprias limitações. Quando o esportista cruza a faixa de chegada ou o juiz da disputa determina seu encerramento, trata-se do ponto final de um trabalho exaustivo para atingir o ápice do condicionamento corporal, visando à vitória.
Ele encerra em si o desejo de perfeição, a idéia de totalidade. O atleta perseguirá essa finalidade em toda a sua vida dedicada ao esporte.
Ainda bem que ele não é bola
Pelé mostra sua extraordinária impulsão em jogo da Copa de 1958
A afinidade de Pelé com a bola levou o jornalista Armando Nogueira a concluir: “Se Pelé não tivesse nascido homem, teria nascido bola.” Dava conselhos e cumprimentos aos adversários em pleno jogo: “Não complica, bobagem querer me driblar, passa a bola logo!”; “Muito bem, você me tirou a bola”; “Não sai para a esquerda, você só chuta de direita”; “Mais uma entrada dura dessas e você acaba fazendo pênalti. Depois cai tudo nas suas costas. Jogue limpo”.
Admiração, orgulho, respeito, veneração: eis o que desperta em todo brasileiro Edson Arantes do Nascimento, ex-ministro de Estado, Rei do Futebol, Atleta do Século. Fez praticamente 1 gol por jogo, dos 1.366 que disputou. Um dos brasileiros mais famosos de todos os tempos, em muitos países mais conhecido que o Papa. Dez pedidos de entrevista por dia, dos quatro cantos do planeta. Admirado por Brigitte Bardot, Rainha Elizabeth II, Papa Paulo VI, Frank Sinatra, Andy Warhol, Muhammad Ali, John Huston, Silvester Stallone, Bono Vox...
Prestes a completar 64 anos, diz que podem chamá-lo para uma pelada: “Não vou decepcionar.” Almanaque Brasil
NÃO ATUALIZADO PELO BLOG.
Você sabia...
O esportista, ao praticar exercícios físicos, coletiva ou individualmente - e com método -, está aperfeiçoando a atividade de seu corpo e mente. Nessa atividade, ele emprega sua força, sua habilidade e inteligência (em conjunto ou separadas), seguindo regras pré-fixadas. O objetivo é vencer os adversários que enfrenta direta ou indiretamente. Daí concluírmos que, apesar de em alguns esportes o homem precisar dominar uma máquina (automóvel, moto, lancha etc), a natureza (alpinismo, natação) ou mesmo os animais (caça subaquática, hipismo etc), o esporte teve sua origem da competição entre homens ou grupos de homens.
O esportista, então, é aquele que tem como principal intenção superar outros competidores e até a si mesmo, suas próprias limitações. Quando o esportista cruza a faixa de chegada ou o juiz da disputa determina seu encerramento, trata-se do ponto final de um trabalho exaustivo para atingir o ápice do condicionamento corporal, visando a vitória. Ele encerra em si o desejo de perfeição, a idéia de totalidade. O atleta perseguirá essa finalidade em toda a sua vida dedicada ao esporte.
Entre espartanos e atenienses, o esportista ocupava lugar de destaque. O povo grego, aliás, foi o primeiro a atingir um alto grau de civilização na Europa e uma das inúmeras heranças deixadas pela Grécia para o mundo moderno foi a Educação Física. O valor dos exercícios físicos eram de tal forma reconhecidos por Aristóteles e Hipócrates, que eles chegavam mesmo a afirmar que a educação do corpo devia anteceder a do intelecto. (...) que desgraça é para o homem envelhecer sem nunca ter visto a beleza e conhecido a força que seu corpo é capaz de produzir, dizia Sócrates.
Não é à toa afirmarem que os gregos e os persas foram os primeiros a sistematizar a prática do esporte. De qualquer forma, independente do valor que os gregos davam aos exercícios, não podemos esquecer que o homem tem relação com o uso do corpo para a conquista desde os primatas. Estes, quando fugiam de animais ferozes ou lutavam por áreas e domínios estavam, de certa forma, competindo. Acredita-se que, depois da alimentação, a mais remota ação do homem no mundo é a que hoje conhecemos como esporte. A luta do Kung-fu, por exemplo, foi desenvolvida na China há cerca de cinco mil anos.
Desde a infância, sentimos necessidade de nos mover, descobrir sensações e viver experiências que aumentem nossa bagagem de conhecimentos. Essa necessidade se realizaria assim... digamos, concretamente, na prática de esportes. E mesmo que uma pessoa não se sinta atraída a ser um esportista na vida adulta, provavelmente brincou muito em criança - sozinha ou com amigos -, usando seu corpo e sua mente em jogos e competições. Os jogos infantis, na verdade, são parecidos em todas as civilizações.
Da Grécia antiga até os tempos modernos, quem não brincou de cabra-cega, esconde-esconde, apostar corrida ou cavalo de guerra? Até os cinco anos, a criança costuma jogar sozinha (mesmo em companhia de outras) e só depois dessa idade é que passa a brincar em grupo e a estabelecer normas para as brincadeiras, aproximando-se do que, para elas, significa o mundo adulto. Só na adolescência e na vida adulta é que o esporte ganha outro significado: de dar vazão às pressões internas, assegurando o equilíbrio emocional.
Para um atleta, um esportista, o significado ganha ainda um tempero a mais - de realização pessoal e profissional. O mundo dos esportes e, conseqüentemente, do esportista, é o mundo onde as leis do cotidiano são substituídas por regulamentos próprios para cada modalidade esportiva, ou seja, trata-se de uma realidade artificial, criada pelo próprio homem. Da mesma forma, o espectador também tende a entrar nesse mundo, incluindo-se na disputa. Ele se identifica com os competidores e participa incentivando, se desgastando junto com o atleta, formando assim as torcidas.
Nos dias de hoje, o esporte praticado como hobby é cada vez mais associado à saúde, além, é claro, da vaidade que invade e lota as academias de ginástica. Mas é fato que praticar exercícios regularmente contribui, e muito, para a saúde física e mental do homem, seja ele esportista ou não. Entre os adolescentes, a preocupação com o bem estar e a estética do corpo aumentou consideravelmente nas últimas décadas. Isto vem mudando o corpo dos jovens, que está ficando mais alto e mais pesado. Comparado à geração anterior, um garoto de 15 anos está com quatro centímetros a mais em sua estatura média. O mesmo acontece com as meninas. No peso é que a situação muda de figura: meninos praticam esportes, de olho no aumento da massa muscular, enquanto as garotas se preocupam mais em manter o peso, com objetivos estéticos.
2. Iniciar a criança na vida esportiva é oferecer-lhe aprendizagens fundamentais que serão úteis para o resto da sua vida: ter consciência de si mesma, dos próprios potenciais e limites e desenvolver a forma de lidar com o outro - seja parceiro, adversário, técnico, professor ou torcedor -, para viver numa sociedade de forma equilibrada. Além disso, a prática de esportes, desde a infância, evita problemas que podem surgir somente na fase adulta. A criança, contudo, deve ter a iniciativa de escolher o esporte que vai praticar, com total liberdade.
Quando se trata de esporte escolar, cai-se no binômio educação física e esporte. No meio esportivo, as pessoas costumam entender aquela como continuidade deste. No meio acadêmico, porém, existe certo preconceito contra a competição. Como resultado disso, atualmente não existe uma linha nem de esporte, nem de atividade física dentro das escolas brasileiras. A educação física não é valorizada como disciplina curricular, apesar de ser a única que interage e complementa o restante do conteúdo escolar.
O esporte é uma rica fonte de relacionamentos e colabora para a saúde física e mental. Distúrbios futuros como altos níveis de colesterol, problemas de pressão e, em alguns casos, dificuldades de se relacionar em grupo podem ser evitados ou atenuados com a prática de algum esporte, em qualquer faixa etária.
A diferença entre um esportista de fim de semana, que pratica o esporte de vez em quando, e um esportista profissional está na preparação adequada, que evita o risco de lesões. Começar a praticar um esporte ou uma atividade física significa obter orientação apropriada, seguir uma disciplina antes, durante e depois dos exercícios. É fundamental não só ter uma alimentação balanceada, como também usar roupas e calçados adequados.
Qualquer atividade física proporciona benefícios ao organismo, melhora as funções cardiovasculares e respiratórias, queima calorias, ajuda no condicionamento físico e induz a produção de substâncias com caráter relaxante e analgésico, como a endorfina. Além disso, melhora a auto-estima e acrescenta mais saúde e qualidade de vida às pessoas.

... que o soco no ar, comemorando gol, surgiu em 1960 no México? Em excursão com o Santos, machucou a clavícula. Entrou no segundo tempo, a pedido da torcida. Escanteio cobrado e Pelé, terminando de amarrar a chuteira, cabeceia e marca. Sai comemorando aos pulos e, como não pode levantar um dos braços, dá socos no ar. Nasce sua marca registrada.(Almanaque Brasil).
Datas
1926 - Leilão de uma Bíblia de Gutenberg - No dia 19 de fevereiro de 1926, foi leiloado um exemplar da Bíblia de Gutenberg, em Nova Iorque, por 106 mil dólares. A "Biblia Sacra Mazarinea" foi impressa por Johannes Gutenberg em 1453, na cidade alemã de Mogúncia.
A primeira edição é considerada uma obra-prima pela decoração cuidada e pelo formato de 42 linhas por coluna. Trata-se de uma peça histórica extremamente valiosa e que, hoje em dia, tem um valor incalculável.
A invenção da imprensa com tipos móveis constituiu um problema para o seu criador já que este não dispunha dos meios económicos necessários para a promover. Teve de recorrer a sócios financeiros que pensavam mais no benefício comercial da invenção do que no seu aperfeiçoamento.
Aniversariantes
1473 - Nicolau Copérnico(Toru, 19 de Fevereiro de 1473 — Frauenburgo, 24 de Maio de 1543) foi um astrônomo e matemático polaco que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cónego da Igreja Católica, governador e administrador, jurista, astrólogo e médico.
Sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente teoria geocêntrica (que considerava a Terra como o centro), é tida como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia moderna.
0034 – 5º Centenário do Nascimento de Nicolau Copérnico.
Selo comemorativo do 5º centenário de nascimento
Homenagem do GOOGLE
Sistema Copérnico
1952 - Evandro Mesquita(Rio de Janeiro, 19 de fevereiro de 1955)[1] é membro da banda brasileira Blitz e ator brasileiro. Estudou no Colégio Estadual André Mourois e cursou até o terceiro período de Educação Física época em que iniciou o grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone.
Evandro Mesquita
Vídeo
Blitz - A Dois Passos do Paraíso
Blitz - "Você não soube me amar" (Fantástico 1982)
1954 - Sócrates, Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira (Belém, 19 de fevereiro de 1954 – São Paulo, 4 de dezembro de 2011[1]), mais conhecido como Sócrates e também referido como Doutor Sócrates, Doutor ou Magrão, foi um futebolista e médico brasileiro.
Image
Vídeo
Sócrate Eternamente em nossos corações.
1960 - Príncipe Andrew, O Príncipe André, duque de Iorque, (Andrew Albert Christian Edward, 19 de fevereiro de 1960) é um membro da Família Real Britânica e o segundo filho da Rainha Isabel II (Elizabeth II). Ele detém o título de Duque de Iorque desde 1986. Atualmente, o Príncipe André é o quarto na linha de sucessão ao trono britânico, depois do seu irmão mais velho, Carlos, Príncipe de Gales e dos filhos deste, Guilherme e Henrique.
Mortes
1980 - Bon Scott, nascido Ronald Belford Scott(Kirriemuir, 09 de julho de 1946 - Londres, 19 de fevereiro de 1980) foi um cantor escocês, vocalista e compositor da banda australiana AC/DC de 1974 a 1980. Em 2006, a revista Hit Parader colocou Scott como o 5º melhor vocalista de heavy metal de todos os tempos.
Vídeo
AC⚡DC- Whole Lotta Rosie (Bon Scott live)
1983 - Jardel Filho, Jardel Frederico De Bôscoli Filho (Rio de Janeiro[1] ou São Paulo[2] , 24 de julho de 1927 — Rio de Janeiro, 20 de fevereiro de 1983) foi um ator brasileiro.
1986 - Francisco Mignone(São Paulo, 3 de setembro de 1897 — Rio de Janeiro, 19 de fevereiro de 1986) foi um pianista, regente e compositor erudito brasileiro.
mignone
Vídeo
Francisco Mignone sobre Ernesto Nazareth

Nenhum comentário:

Postar um comentário