terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

2013,segunda-feira.4,fevereiro lua minguante
 
IV Semana do Tempo Comum
Primeira leitura: Hebreus 11, 32-40
Salmo 30(31)
Como é grande, ó Senhor, vossa bondade, que reservastes para aqueles que vos temem! Para aqueles que em vós se refugiam, mostrando, assim, o vosso amor perante os homens.R: Fortalecei os corações, vós que ao Senhor vos confiais!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 5, 1-20
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo, aleluia (Lc 7, 16)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos
Jesus liberta um possesso
Jesus e os discípulos chegaram à outra margem do lago, na região dos gerasenos. Logo que Jesus desceu do barco, um homem que tinha um espírito impuro saiu do meio dos túmulos e foi a seu encontro. Ele morava nos túmulos, e ninguém conseguia amarrá-lo. [...] Dia e noite andava entre os túmulos e pelos morros, gritando e ferindo-se com pedras. Ao ver Jesus, o homem gritou: "Que queres de mim, Jesus, Filho de Deus Altíssimo? Por Deus, não me atormentes!" Jesus, porém, disse-lhe: "Espírito impuro, sai deste homem!" E perguntou-lhe: "Qual é o teu nome?" Ele respondeu: "Legião é meu nome, pois somos muitos". [...] Estava pastando, no morro, uma grande manada de porcos. Os espíritos impuros suplicaram então: "Manda-nos entrar nos porcos". Jesus permitiu. Eles saíram do homem e entraram nos porcos. [...] Os que cuidavam deles fugiram e espalharam a notícia. As pessoas saíram para ver o que tinha acontecido. Chegaram onde estava Jesus e viram o possesso sentado, vestido e no seu perfeito juízo - aquele que tivera o Legião. [...]O homem que tinha sido possesso pediu para que o deixasse ir com ele. Jesus disse-lhe: "Vai para casa, para junto dos teus, e anuncia-lhes o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti". O homem foi embora e começou a anunciar tudo quanto Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor.
Santos do Dia
São João de Brito
São João de Brito, nasceu em Lisboa, em 1647. Esse santo foi um padre jesuíta missionário. Seu pai, Dom Salvador de Brito Pereira, foi governador geral do Brasil e veio a falecer em nosso país na época do infante Dom João IV. Ordenou-se padre com apenas 17 anos e foi enviado em missão de Madura, na Índia.
Santa Joana de Valois
Santo André Corsini
São Gilberto
Dia do Atleta Profissional
No dia 04 de fevereiro comemora-se o dia do atleta profissional, esse foi reconhecido como profissional através da Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998.
A história descreve que há três mil anos a.C. já existiam imagens de cenas atléticas, desde as primeiras civilizações do Egito e Mesopotâmia. Sabe-se que o homem lutava contra animais para garantir a sua sobrevivência, o que pode tê-lo levado às práticas como correr, pular e arremessar objetos.
Os primeiros jogos olímpicos estão registrados em 776 a.C, na cidade de Olímpia, na Grécia, tendo soldados como os principais atletas, que acabavam sendo considerados heróis por suas vitórias. Porém, com o passar dos anos, esses deixaram de existir, vindo a ser retomados em 1896, pelo barão Pierre de Coubertin, já na era moderna. Com o passar dos anos, os esportes foram ganhando nova importância para a vida do homem, como a manutenção da saúde e de sua beleza física. Além disso, os ideais de superação a que os atletas se propõem, demonstram que o corpo humano não tem limites, mas que sempre é capaz de ultrapassar as marcas anteriores, sejam elas em força, velocidade ou resistência.
Dentre os principais atletas brasileiros, que se destacaram em eventos de disputas internacionais, podemos citar: Ademar Ferreira da Silva, medalha de ouro no salto triplo nas olimpíadas de 1952; João Carlos de Oliveira – o João do Pulo, que bateu o recorde mundial no salto triplo, atingindo os exatos 17,89 metros, e recebeu medalha de ouro em 1975; Joaquim Cruz venceu os 800m na olimpíada de 1984; Ronaldo da Costa venceu, na Alemanha, a maratona de Berlim e bateu novo recorde mundial, em 1998.
Atualmente uma mulher se destaca no salto em distância: Maurren Maggi, medalha de ouro nos jogos de Pequim, em 2008, com um salto de 7,04 metros. Porém, sua maior meta atingida foi 7,26 metros, tornando-a recordista sul-americana.
A ginástica olímpica também é um exemplo de força de vontade de nossos atletas. Na última década alguns nomes se tornaram famosos, como Daiane dos Santos, Diego Hypólito, Daniele Hypólito, Jade Barbosa, Laís Souza, dentre outros.
Mas não é somente nas modalidades de atletismo que o Brasil se destaca. O vôlei masculino tem conquistado grandes vitórias ao longo das duas últimas décadas e o trabalho do técnico Bernardo se tornou exemplo de motivação. Da mesma forma, o vôlei feminino também vem crescendo e obtendo boas vitórias.
O futebol do Brasil é muito respeitado internacionalmente, somos os únicos pentacampeões mundiais, estando sempre como os favoritos para os títulos. Hoje, a seleção feminina também é vitoriosa e vem crescendo a cada dia o número de mulheres participantes desse esporte.
Um dos problemas que nossos atletas encontram é a falta de patrocínio para se manterem. As dificuldades são grandes e muitas vezes atletas com nomes já consagrados não conseguem verbas para treinamentos e para se manterem. É uma pena que isso aconteça, pois se tivéssemos outra realidade, com os esportes sendo levados mais a sério, o Brasil poderia se tornar uma potência em várias modalidades esportivas.
Por Jussara de Barros(Graduada em Pedagogia-Equipe Brasil Escola).
Dia das Missões Portuguesas
Inácio de Loyola com um livro onde se lê o lema da sua Ordem: Ad maiorem Dei gloriam (Para a maior glória de Deus)
Dia Mundial do Câncer
câncer
Célula atacada pelo câncer
Hoje, 4 de fevereiro, é comemorado o Dia Mundial do Câncer, data instituída em 2005 pela União Internacional do Controle do Câncer (UICC). O objetivo é possibilitar o salvamento de milhões de vidas a cada ano através da conscientização sobre a doença, que somente em Mossoró acomete por mês cerca de 40 pessoas, segundo dados fornecidos pelo Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró(COHM).
Datas
1789 - George Washington foi eleito primeiro Presidente dos Estados Unidos com 100% dos votos, um feito que continua a valer-lhe, até hoje, o recorde de ser o único Presidente eleito com unanimidade eleitoral. Prestou juramento a 30 de Abril de 1789, na cidade de Nova Iorque, juntamente com John Adams que assumiu o cargo de Vice-Presidente.Em 1792, foi reeleito Presidente, tendo renunciado a uma terceira candidatura, apesar dos pedidos do povo. Morreu em casa aos 67 anos de idade, por causa de uma infecção na garganta, e o corpo está sepultado sob o Monte Vernon.
foto de sinopsis
1934 - Tendo morrido em 01 de fevereiro, Eernesto Nazaeth, só tem seu corpo encontrado no dia 04.
ENCARNAÇÃO DA ALMA MUSICAL BRASILEIRA
Ernesto Nazareth
No início do século 20, o cinema Odeon, no Rio, oferecia concertos de piano antes das sessões. Espectadores abarrotavam a sala de espera. De fraque e colarinho duro, o pianista Ernesto Nazaré executava suas composições, peças de Chopin, Schumann, Beethoven, Gottschalk. Em 1921, compôs o célebre tango-brasileiro Odeon, dedicado ao cinema.
Nascido no Rio em 1863, aprendeu a tocar no piano da mãe. Compôs a primeira música aos 14 anos, a polca-lundu Você Bem Sabe.
Em 1893 lança Brejeiro, composição que introduz novo gênero, o mencionado tango-brasileiro. Dificuldades financeiras obrigam-no a vender os direitos por 50 mil réis, à casa Vieira Machado. A música faz enorme sucesso no Brasil e na Europa – foi incluída no repertório da Guarda Republicana de Paris.
Em 1920, na Casa Carlos Gomes, executa partituras pedidas por fregueses. Alguns clientes faziam demonstrações técnicas na frente do compositor. Exigente, não admitia que suas músicas fossem “maltratadas”. Freqüentemente mandava o possível comprador parar com a execução.
Em 1930, grava Apanhei-te, Cavaquinho, primeira música a ser apresentada sob a denominação de “choro”. Já tocava debruçado sobre o piano, devido à surdez.
Aos 70 anos, manifesta sinais de perturbação e o internam numa colônia para doentes mentais. Durante uma tentativa de fuga, morre afogado. Seu corpo é encontrado em 4 de fevereiro de 1934.
Também escreveu valsas, polcas e choros, entre cerca de 200 composições para piano. Abrasileirou gêneros estrangeiros, ao transpor para o piano peças escritas para instrumentos populares entre nós: flauta, violão, cavaquinho, oficleide, bombardino.
Villa-Lobos o definiu como “a verdadeira encarnação da alma musical brasileira”.
Vídeo: Carioca, de Ernesto Nazareth, tocado por Radamés Gnattali
1935 - Em 1925, uma novidade começa a ganhar espaço nas salas de cinema do mundo: o Movietone.
Romance Sincronizado: Movietone acaba com ruídos e chiados no cinema
Criado pelo norte-americano Teodore Case, o sistema permitia gravar o som dos filmes diretamente na película. Até então, na hora de reproduzir um filme, o projecionista tinha que se desdobrar para sincronizar as imagens com discos de 78 rotações por minuto.
Por aqui, o primeiro filme a contar com o dispositivo foi Alô, Alô, Brasil, que estreou no Cine Alhambra, no Rio de Janeiro, em 4 de fevereiro de 1935. O musical produzido pela Cinédia contava a história de um radiomaníaco em busca do grande amor. No elenco, estrelas da música como Carmen Miranda, Almirante, Francisco Alves, Ary Barroso e Sílvio Caldas. O cartaz anunciava a novidade: Marchas… samba… folia. Toda cantada em Movietone.
Era o fim dos filmes com a desagradável chiadeira e pulos no som por causa de discos riscados, ou no mínimo, uma preocupação a menos para os atarefados projecionistas.
SAIBA MAIS:
Cinema: trajetória no subdesenvolvimento, de Paulo Emilio Sales Gomes (Paz e Terra, 1986).
Danilo Ribeiro Gallucci 
Cena de "Alô, Alô, Brasil"
Cena de "Alô, Alô, Brasil"
2001 - Acidente de ultraleve no Rio de Janeiro deixa o cantor e compositor Herbert Vianna paraplégico.
Aniversariantes
1948 - Alice Cooper, Vincent Damon Furnier (Detroit, 4 de fevereiro de 1948), mais conhecido como Alice Cooper é um cantor e compositor de Rock.
Página oficial www.AliceCooper.com
Vídeo: Poison
1959 - Zeca Pagodinho, Jessé Gomes da Silva Filho, (Rio de Janeiro, 4 de fevereiro de 1959) é um cantor e compositor brasileiro, filho de Iréia e Jessé.
Vídeo
Mortes
1983 - Karen Carpenter, cantora
Tania Alboni as Karen Carpenter Lookalike uk,   Karen Carpenter  Lookalike north,    Karen Carpenter   Lookalike south,   Karen Carpenter   Lookalike east,   Karen Carpenter   Lookalike west,   Karen Carpenter   Lookalike north east,   Karen Carpenter   Lookalike north west,   Karen Carpenter   Lookalike south east,   Karen Carpenter   Lookalike south west,   Karen Carpenter   Lookalike scotland,   Karen Carpenter   Lookalike wales,   Karen Carpenter   Lookalike london,   Karen Carpenter   Lookalike west midlands
Vídeo
Please Mr Postman(1975)
1997 - Paulo Francis, jornalista
2004 - Hilda Hist, poetisa
Hilda de Almeida Prado Hilst(Jaú, 21 de abril, 1930 — Campinas, 4 de fevereiro de 2004) foi uma poetisa, escritora e dramaturga brasileira.
Sara Kubitschek
Sarah, Juscelino, Negrão de Lima e ?, em cerimônia oficial.
Sarah Kubitschek nasceu em Belo Horizonte(MG) em 1909, foi primeira-dama brasileira de 1956 a 1961, tendo sido a esposa de Juscelino Kubitschek, ex-presidente do Brasil.
Na sua juventude, ela se apaixonou perdidamente por Juscelino Kubitschek de Oliveira. Porém, quando ele decidiu fazer especialização em urologia na Europa, JK rompeu o noivado e passou a não responder suas cartas. Sarah resolveu esperá-lo.
No dia 30 de dezembro de 1931, Sarah e Juscelino casaram-se no Rio de Janeiro. Iveram uma filha: Márcia Kubitschek. Anos depois, o casal adotou Maria Estela Kubitschek.
Faleceu em Brasília, 4 de fevereiro de 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário