domingo, 24 de fevereiro de 2013

2013,sexta-feira,22,fevereiro lua crescente

Tempo de Quaresma
Primeira leitura: São Pedro 5, 1-4
Salmo 23
O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.
R: O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 16, 13-19
- Louvor e glória a ti, Senhor, Cristo, palavra de Deus!
- Tu és Pedro, e sobre esta pedra eu irei construir minha Igreja, e as portas do inferno não irão derrotá-la.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
Pedro reconhece em Jesus o Filho de Deus
Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos discípulos: "Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem?" Eles responderam: "Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; outros ainda, Jeremias ou algum dos profetas". "E vós", retomou Jesus, "quem dizeis que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Jesus então declarou: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as forças do Inferno não poderão vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus".
- Palavra da salvação- Glória a Vós, Senhor.
Santo Terço
Mistérios Dolorosos: Agonia, Sofrimento e Morte - Amor aos pecadores.
Clíque abaixo:
Terço da Misericórdia - Eliana Sá
Clíque abaixo:
Santos do Dia
Dia da Cátedra de São Pedro
Pergunta que Jesus fez aos apóstolos e continua a fazer a cada um de nós: "E vós, quem dizei que eu sou?" São Pedro, em nome dos apóstolos, pode assim afirmar: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Jesus então lhe disse: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi nem a carne, nem o sangue que te revelou isso, mas meu Pai que está no céus, e eu te declaro: Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; eu te darei a chave dos céus tudo que será ligado na terra serás ligado no céu e tudo que desligares na terra, serás desligado nos céus". São Mateus, 16.15-19
São Pedro, por Peter Paul Rubens
Eram duas as datas em que se comemorava a Cátedra de São Pedro Apóstolo. primeira era lembrada no dia 22 de fevereiro na Antióquia e a segunda no dia 18 de janeiro em Roma. Por tratar-se de uma das mais importantes datas da Igreja o martirológio decidiu unificar os dois dias e festejar apenas hoje. O dia 22 de fevereiro é a mesma data do livro Dispositio Martyrum. Mas qual a importância desta data? Veja a seguir.
Caixa de bronze que sela a cadeira de São Pedro, por Bernini, na Basílica de São Pedro, em Roma.
São Pedro entronizado, pintura de Giotto.
A imagem que ilustra essa postagem é um detalhe do "Tríptico Stephaneschi", retábulo pintado por Giotto em princípios do século XIV, sob encomenda do Cardeal Stephaneschi, para adornar o altar-mor da antiga Basílica de São Pedro. Atualmente encontra-se exposto na Pinacoteca dos Museus Vaticanos. No detalhe podemos ver São Pedro entronizado em uma Cátedra exibindo as Chaves, símbolo de seu poder e ministério como Sumo Pontífice na Igreja. Aos seus pés estão o Cardeal-Diácono Stephaneschi com mitra e dalmática oferecendo-lhe o retábulo e do lado direito vemos São Pedro Celestino com mitra e vestes de eremita.
Para maiores informações históricas, vide: WALL, Anton De. Verbete "Cátedra de Pedro". In: Enciclopedia Católica.
A importância dessa data reside no significado da palavra cátedra, que simboliza a autoridade e o magistério de um bispo. Assim como catetral significa cátedra mãe, cátedra também traduz responsabilidade, centralização e influência. Sem dúvida alguma São Pedro foi o mais importante apóstolo de Jesus Cristo.
Logo depois de Cristo ascender ao céu, é Pedro quem passa a liderar o grupo de apóstolos e a orientá-los na difusão do cristianismo pelo mundo. A Igreja Católica ganhou uma força sobrenatural com a determinação de Pedro, alguns fatos históricos poder ser comprovados através da Epístola de São Paulo aos Romanos, onde ele descreve o crescimento da fé cristã pelo império romano como obra de Pedro.
Pedro foi martirizado como tantos outros cristãos, mas sua dor foi maior a pedido dele mesmo. Ao ser condenado à morte por crucificação São Pedro pediu aos soldados que o pregassem na cruz de cabeça para baixo, pois não se julgava digno de morrer como o Filho de Deus.
Vídeo
Festa da Cadeira de São Pedro
Dia Nacional da Criação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis(IBAMA)
Não havia no Brasil preocupação exclusiva com os aspectos ambientais. Até a década de 1950, As normas existentes se limitavam aos aspectos relacionados com o saneamento, a conservação e a preservação do patrimônio natural, histórico e artístico, e à solução de problemas provocados por secas e enchentes.
Na I Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em 1972, em Estocolmo, Suécia, foi elaborada a Declaração sobre o ambiente humano, documento que reconhece a importância da educação ambiental como elemento crítico para o combate à crise ambiental existente no mundo, ressaltando a urgência de os povos reordenarem suas prioridades. Somente após a participação da delegação brasileira nessa Conferência da ONU, é que foram tomadas medidas efetivas com relação ao meio ambiente no Brasil.
Com a promulgação da Constituição de 5 de outubro de 1988, foi possível elaborar a política ambiental brasileira. Na história das nações, nunca existiu uma Constituição que dedicasse um capítulo inteiro ao meio ambiente e que dividisse entre o governo e a sociedade a responsabilidade pela sua preservação e conservação.
A partir dessa Constituição, o governo criou o Programa Nossa Natureza e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), por meio da lei nº. 7.735, de 22/2/1989. O (IBAMA) surgiu mediante a fusão de quatro entidades brasileiras que trabalhavam na área ambiental: a Secretaria Especial do Meio Ambiente, a Superintendência da Borracha, a Superintendência do Desenvolvimento da Pesca, e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal.
O (IBAMA) passou a ser o único órgão gerenciador da questão ambiental, responsável por formular, coordenar, executar e fazer executar a política nacional do meio ambiente e da preservação, conservação e uso racional, fiscalização, controle e manutenção dos recursos naturais renováveis. Além disso, o (IBAMA) tem o encargo de construir um novo quadro de funcionários, a partir dos que pertenciam às antigas agências, embora apenas tivessem experiência no trato de problemas ambientais.
Preocupadas com a exigência, por parte da sociedade mundial, do cumprimento das teses propostas na II Conferência Mundial sobre meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92), promovida pela ONU, no Rio de Janeiro, as autoridades brasileiras criaram o Ministério do Meio Ambiente (MMA). O (IBAMA) ficou subordinado a esse ministério desde 1992, para poder cumprir sua função principal: estruturar definitivamente a política nacional do meio ambiente do Brasil.(Paulinas)
Dia Internacional do Maçom
O dia 22 de fevereiro foi fixado como o “DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM”. Esta data foi escolhida, pois exatamente neste dia, comemora-se nos Estados Unidos, o aniversário de GEORGE WASHINGTON(22 de fevereiro de 1732 — 14 de dezembro de 1799) foi um político e militar americano[1], foi o primeiro presidente constitucional dos Estados Unidos de 1789 a 1797, e também foi comandante do Exército Continental na Guerra da Independência dos Estados Unidos de 1775 a 1783. Seu papel na revolução e na subsequente independência e formação dos Estados Unidos foi significativo, e é visto pelos americanos como o "Pai da Pátria".
image
No lançamento da pedra fundamental da construção do Capitólio, George Washington em traje maçônico completo: A pedra angular do Capitólio E.U.A, foi estabelecido com honras MaçônicaS em 18 de setembro, de 1793 sob os auspícios da Grande Loja de Maryland. Na cerimônia, que o presidente George Washington presidiu. http://apocalink.forumfree.it/?t=43348998
Do dia 20 a 22 de fevereiro de 1.994, realizou-se em Washington, capital dos Estados Unidos, a Reunião Anual dos Grãos-Mestres das Grandes Lojas da América do Norte, com a presença das Obediências Grande Loja da Inglaterra, Grande Loja Nacional Francesa, Grande Loja Regular de Portugal, Grande Oriente da Itália,  e o Grande Oriente do Brasil entre outras.
Ao final dos trabalhos, o Grão-Mestre da Grande Loja Regular de Portugal, Fernando Paes Coelho Teixeira, sugeriu a fixação da data do dia 22 de fevereiro como o “DIA INTERNACIONAL DO MAÇOM”, a ser comemorado por todas as Obediências reconhecidas, o que foi totalmente aprovado por todos os presentes.
Washington foi iniciado na Maçonaria no dia 4 de novembro de 1.752, na "Loja Fredericksburg nº 4", de Fredericksburg, no estado da Virginia; elevado ao grau de Companheiro em 1.753, e exaltado a Mestre no dia 4 de agosto de 1.754. Vale ressaltar que a Maçonaria nos Estados Unidos teve início em 23 de abril de 1.730, no estado de Massachussets, portanto 02 (dois) anos antes do nascimento de George Washington.
Maçons norte-americanos famosos:
Edmund Burke
John Claypoole
William Daws
Benjamin Franklin
John Hancock
Thomas Jefferson
John Paul Jones
Robert Livingston
James Madison
Paul Revere
Coronel Benjamin Tupper
George Washington
Daniel Webster

Maçonaria é uma sociedade discreta e por ser discreta, entende-se que se trata de ação reservada e que interessa exclusivamente àqueles que dela participam. De carácter universal, cujos membros cultivam o aclassismo,...
humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidadee aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica.
A maçonaria é, portanto, uma sociedade fraternal, que admite todo homem livre e de bons costumes, sem distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas principais exigências são que o candidato acredite em um princípio criador, tenha boa índole, respeite a família, possua um espírito filantrópico e o firme propósito de tratar sempre de ir em busca da perfeição, aniquilando seus vícios e trabalhando para a constante evolução de suas virtudes.
Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou (como são mais conhecidas e correctamente designadas) lojas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si.
Aniversariantes
1732 - George Washington, primeiro presidente dos EUA. Falecido em 14/02/1799
1942 - Aracy Balabanian, atriz brasileira.

1962 - Steve Irwin, Ambientalista, ator e apresentador de TV, destaca-se com seu programa Caçador de Crocodilos
1975 - Drew Barrymore, atriz norte-americana. Ficou conhecida pelo seu primeiro papel em "E.T o extraterrestre". Depois atuou também em "As panteras".
1788 - Arthur Schopenhauer, (Danzig, 22 de fevereiro de 1788 — Frankfurt, 21 de setembro de 1860) foi um filósofo alemão do século XIX.
O mundo como vontade e representação (Die Welt als Wille und Vorstellung no seu título alemão original)
1857 - Baden-Powell, Robert Stephenson Smyth Baden-Powell(Londres, 22 de Fevereiro de 1857 — Nairobi, 8 de Janeiro de 1941) foi um tenente-general do Exército Britânico, fundador do escotismo ou escutismo.
Scouting
Cartão Postal, demonstrando o espírito, o dever, em ajudar a todos
Escotismo ou escutismo, fundado por Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
1894 - Victor Brecheret(22/02/1894, São Paulo - 18/12/1955, São Paulo), escultor, falecido em 18/12/1955
[creditofoto]
Homenagem do Google
Monumento às Bandeiras, sua obra mais célebre.
1900 - Luis Buñuel Portolés nasceu  em Calanda, Teruel. Embora por obrigação paterna, mudou-se para Madrid para estudar Engenharia Agrónoma. O contacto com artistas importantes como Federico García Lorca ou Salvador Dalí não tardou em despertar-lhe o interesse pelo mundo da arte. Por isso, acabou por se licenciar em Filosofia e Letras em 1924. Um ano depois, mudou-se para Paris para ingressar na Académie du Cinema. Na capital francesa, aproximou-se do ideal anarquista, ingressou no grupo de jovens revolucionários que defendia a estética do surrealismo e trabalhou para a República fazendo a montagem de documentários durante a Guerra Civil espanhola.
Em 1929, Buñuel iniciou a rodagem de "Un Perro Andaluz", cujo guião foi escrito pelo próprio Dalí. "Em seis dias, escrevemos o guião. Estávamos tão identificados que não havia discussões", referiu o realizador de cinema espanhol. Posteriormente, surgiram filmes como "L'age d'Or" ou "Las Hurdes, Tierra Sin Pan".
Em 1934 casou com Jeanne Rucar de Lille, de quem teve dois filhos: Jean Louis e Rafael. Já em 1944, trabalhou como conservador de filmes no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, para se mudar, três anos depois, para o México. Em 1950 gravou "Los Olvidados", com o qual conquistou os prémios de Melhor Realização, Argumento e Guião em Cannes e no México. A este filme, seguiram-se "Subida al Cielo", "Las Aventuras de Robinson Crusoe", "Nazarín", "Viridiana o Tristana". O seu último filme "Esse Oscuro Objeto del Deseo" acabou de ser rodado em junho de 1977. Luis Buñuel Portolés faleceu a 29 de julho de 1983, na Cidade do México, aos 83 anos de idade.
foto de sinopsis
1944 - Cristóvam Buarque, Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque (Recife, 20 de fevereiro de 1944) é um engenheiro mecânico, economista, educador, professor universitário e político brasileiro, membro do PDT. Atualmente é senador pelo Distrito Federal. Foi Ministro da Educação entre 2003 e 2004, no primeiro mandato de Lula. Nas eleições de 2010, foi reeleito para o cargo de senador pelo Distrito Federal, com mandato até 2018.
1945 - Elke Maravilha, nome artístico de Elke Georgievna Grunnupp(Leningrado, atual São Petersburgo, 22 de fevereiro de 1945), é uma manequim, modelo e atriz nascida na Rússia, naturalizada como alemã, mas que vive no Brasil desde a infância.
Elke Maravilha na infância. A atriz se mudou para o Brasil aos 6 anos de idade
Elke aos seis anos
1949 - Niki Lauda, Andreas Nikolaus Lauda (Viena, 22 de fevereiro 1949) mais conhecido como Niki Lauda, é um ex-automobilista austríaco.
1962 - Stephen Robert Irwin, caçador de crocodilos, falecido em 4/09/2006
Mortes
1987 - Andy Warhol, Andrew Warhola; Pittsburgh, 6 de agosto de 1928 — Nova Iorque, 22 de fevereiro de 1987) foi um empresário, pintor e cineasta norte-americano, bem como uma figura maior do movimento de pop art.
John Lennon by Andy
2008 - Rubens de Falco, ator

Nenhum comentário:

Postar um comentário