segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

2013,domingo,10,fevereiro lua nova
5º Domingo do Tempo Comum
Primeira leitura: Isaías 6, 1-8
Salmo 138
Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.
R: Vou cantar-vos ante os anjos, ó Senhor, e ante o vosso templo vou prostrar-me
Segunda leitura: Coríntios 15, 1-11 ou 3-8.11
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 5, 1-11
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- "Vinde após a mim!" o Senhor lhes falou, "e vos farei prescadores de homens" (Mt 4, 19)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
"Avança mais para o fundo"
Certo dia, Jesus estava à beira do lago de Genesaré, e a multidão se comprimia a seu redor para ouvir a Palavra de Deus. Ele viu dois barcos à beira do lago; os pescadores tinham descido e lavavam as redes. Subiu num dos barcos, o de Simão, e pediu que se afastasse um pouco da terra. Então se sentou e, do barco, ensinava as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: "Avança mais para o fundo, e ali lançai vossas redes para a pesca". Simão respondeu: "Mestre, trabalhamos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, pela tua palavra, lançarei as redes". Agindo assim, pegaram tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. Fizeram sinal aos companheiros do outro barco, para que viessem ajudá-los. Eles vieram e encheram os dois barcos a ponto de quase afundarem. Vendo isso, Simão Pedro caiu de joelhos diante de Jesus, dizendo: "Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um pecador!" Ele e todos os que estavam com ele ficaram espantados com a quantidade de peixes que tinham pescado. O mesmo ocorreu a Tiago e João, filhos de Zebedeu e sócios de Simão. Jesus disse a Simão: "Não tenhas medo! De agora em diante serás pescador de homens!" Eles levaram os barcos para a margem, deixaram tudo e seguiram Jesus
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor.
Dia do Atleta profissional 
Kaio Márcio, pessoense, recordista mundial
O esporte faz parte da vida dos brasileiros, assim como do cotidiano da maior parte dos povos. A sua prática bem conduzida traz benefícios ao corpo e também à mente, fortalecendo o espírito de equipe, de solidariedade, de companheirismo. Temos grandes heróis entre nossos esportistas: além do rei Pelé e de outras incontáveis estrelas do futebol, vibramos com muitos heróis da Fórmula 1, do tênis, do vôlei, do basquete, da natação e de tantas outras modalidades esportivas.
Deve-se ao barão de Coubertin* a reintrodução das Olimpíadas na era moderna, iniciativa que se revelou importante para tornar o esporte um fator de integração entre as pessoas e as nações.
A atividade física, quando bem planejada e aplicada corretamente, repercute no desenvolvimento da criança, seja no aspecto físico, seja no psicológico ou social. É importante observar que a prática esportiva, por mais saudável que seja, deve ser adotada com moderação, respeitando-se a faixa etária, as preferências e as limitações de cada ser humano.
Antes dos 5 anos de idade, a criança não deve praticar apenas uma modalidade esportiva, mas todas, sem esforço. Assim, por volta dos 12 anos, poderá optar pelo esporte que lhe aprouver. Exigir um bom desempenho antes dessa idade desestimula o atleta mirim, pois sua estrutura emocional ainda não está preparada para lidar com sentimentos de derrota. A partir daí, o futuro do atleta será a soma de trabalho físico, alimentar e, sobretudo, psicológico.
As descobertas científicas têm contribuído para melhorar o desempenho dos atletas, mas é a força mental que faz a diferença, visto que um bloqueio mental pode levar o melhor atleta à imobilidade física. Cientificamente, não há comprovação de que o uso intenso da força mental provoque alguma descarga de substância química capaz de interferir na atuação do atleta. Na verdade, o encorajamento, e o aumento de sua determinação trazem benefício, eliminando seu receio de não conseguir ter êxito. Portanto, é preciso haver equilíbrio entre o corpo e a mente.
Hoje, a luta pelas melhores marcas passou a ser dividida entre o atleta e a ciência. O objetivo do atleta é quebrar de um recordes; o dos cientistas especializados é estudar a evolução biológica da raça humana, descobrir novas substâncias químicas que dêem mais vigor ao corpo humano e adequar piscinas, quadras e pistas ao esporte, para melhorar o desempenho dos atletas.
Apesar de esbarrar em questões éticas, a formação de um superatleta já é aceita entre os principais cientistas do esporte. Desse modo, as competições tornaram-se desleais entre os países ricos e os países pobres, pois a disputa entre atletas está cada vez mais reforçada pelos laboratórios. Assim, o país que investe mais tem a possibilidade de ver seus atletas conquistarem mais medalhas.
*Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin -
Datas
1763 - O Novo Mundo num tratado - O Tratado de Paris, assinado por Inglaterra, França e Espanha, desenha a forma da América do Norte e termina com a Guerra dos Sete Anos. A França, derrotada na sua tentativa de conquista do Novo Mundo e frustrada na sua Guerra contra a Prússia, perdeu as suas conquistas para o Canadá e deu Louisiana a Espanha, enquanto a Inglaterra recebeu a Flórida espanhola, o norte do Canadá e algumas colónias francesas do ultramar.
Também teve de terminar a aventura da França na Índia, concedendo a Inglaterra a supremacia colonial durante as seguintes décadas. Cinco dias depois da assinatura do Tratado de Paris assinou-se o Tratado de Hubertusburg, que proporcionava à Prússia o direito da província polaca de Silésia, reclamação que tinha sido iniciada sete anos antes da Guerra.
foto de sinopsis
1980  - Era criado o Partido dos Trbalhadores
Aniversariantes
Parnamirim(RN) - Parabéns ao vereador Gustavo Freitas Negócio, que soma mais um ano em sua vida.
1898 - Bertold Brecht, escritor e dramaturgo alemão.
1926 - Carlos Gonzaga, Cantor e compositor da Jovem Guarda e dos primórdios do rock brasileiro.
1934 - Cauby Peixoto, clássico cantor brasileiro.
1967 - Marcelo Serrado , ator brasileiro. Participou das novelas Sabor da Paixão, Quatro por Quatro, entre outras.
1978 - Henri Castelli, Modelo e ator, estréia na TV no seriado "Hilda Furacão; destaca-se em telenovelas da Rede Globo como Belíssima, Cobras & Lagartos.
1983 - Daiane dos Santos, Ginasta brasileira. Participou das Olimpíadas de Sydney; campeã mundial de solo, ouro no solo em 4 etapas da Copa do Mundo.
1898 - Bertold Brecht, escritor e dramaturgo alemão. Eugen Berthold Friedrich Brecht (Augsburg, 10 de Fevereiro de 1898 — Berlim, 14 de Agosto de 1956) foi um destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX. Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, tornando-o mundialmente conhecido a partir das apresentações de sua companhia o Berliner Ensemble realizadas em Paris durante os anos 1954 e 1955.
Ao final dos anos 1920 Brecht torna-se marxista, vivendo o intenso período das mobilizações da República de Weimar, desenvolvendo o seu teatro épico. Sua praxis é uma síntese dos experimentos teatrais de Erwin Piscator e Vsevolod Emilevitch Meyerhold, do conceito de estranhamento do formalista russo Viktor Chklovski, do teatro chinês e do teatro experimental da Rússia soviética, entre os anos 1917-1926. Seu trabalho como artista concentrou-se na crítica artística ao desenvolvimento das relações humanas no sistema capitalista. Recebeu o Prêmio Lênin da Paz em 1954.
"Do rio que tudo arrasta, diz-se que é violento. Mas ninguém chama violentas às margens que o comprimem". Bertolt Brecht
1926 - Carlos Gonzaga(Paraisópolis, MG, 10 de fevereiro de 1926) é um cantor brasileiro, que fez sucesso nacional com a versão de Diana (gravação original de Paul Anka) em 1958, com a versão de Oh! Carol e Cavaleiros do céu.
 
Fotografia de 1969
Vídeo: Diana
Bat Masterson
1931 - Cauby Peixoto Barros, Cauby Peixoto (Niterói, 10 de fevereiro de 1931)
CaubyPeixoto42023.jpeg
Vídeo: Conceição
1853 - Marília de Dirceu,

Tomás Antônio Gonzaga
Flor de 17, poeta de 40 
Ela se chamava Maria Dorotéia Joaquina de Seixas, mas chegou aos “vindouros” como Marília de Dirceu, heroína do amor platônico. Musa do poeta e inconfidente Tomás Antônio Gonzaga. Ele celebrava o amor puro, exclusivo.
A família não queria. Ele, bem mais velho e bem mais pobre. Mas noivaram em 1787. Preso, Tomás termina suas liras na cadeia. Nunca mais vai rever Marília. Degredado para a África, casa com a filha de rico mercador de escravos e esquece a doce e casta Marília. Dizem que ela jamais casou, mas teve filhos. Morreu em Ouro Preto no dia 10 de fevereiro de 1853.

Nenhum comentário:

Postar um comentário