sábado, 9 de fevereiro de 2013

2013,sábado,9,fevereiro   lua cheia
Havaí
Evangelho do dia
Hebreus 13, 15-17.20-21
Salmo 23
O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha e restaura as minhas forças
R: O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 6, 30-34
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10, 27)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos
Um deserto para descansar
Os apóstolos se reuniram junto de Jesus e lhe contaram tudo o que tinham feito e ensinado. Ele disse-lhes: "Vinde, a sós, para um lugar deserto, e descansai um pouco!" Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo, que não tinham nem tempo para comer. Foram, então, de barco, para um lugar deserto, a sós. Muitos os viram partir e perceberam a intenção; saíram então de todas as cidades e, a pé, correram à frente e chegaram lá antes deles. Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão e encheu-se de compaixão por eles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E começou, então, a ensinar-lhes muitas coisas.Os apóstolos se reuniram junto de Jesus e lhe contaram tudo o que tinham feito e ensinado. Ele disse-lhes: "Vinde, a sós, para um lugar deserto, e descansai um pouco!" Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo, que não tinham nem tempo para comer. Foram, então, de barco, para um lugar deserto, a sós. Muitos os viram partir e perceberam a intenção; saíram então de todas as cidades e, a pé, correram à frente e chegaram lá antes deles. Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão e encheu-se de compaixão por eles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E começou, então, a ensinar-lhes muitas coisas.
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor
Santo Terço
Mistérios Gozosos: Natalidade e Crescimento de Jesus.
Clíque abaixo:
Terço da Misericórdia - Eliana Sá
Clíque abaixo:
Santos do Dia
Santa Apolônia
Santo Miguel Febres Cordero Munhoz
Ana Catarina Emmerich
Sábado Gordo(Sabato Grasso)
carnaval
Sábado gordo - O imediatamente anterior ao domingo de carnaval(Sábado magro: O que precede em uma semana o sábado gordo.). As pessoas saem nas ruas para se divertir antes da temporada austera Quaresma. Vestem-se de fantasias coloridas e máscaras. O Rei Momo e a Rainha do Carnaval decretam, no SÁBAD0 GORDO, a abertura oficial do tríduo momesco. E saem deasfilando em carros alegóricos pelas ruas, animados por orquestradas e foliões. 
Zé Pereira
Em 1846, há um acontecimento que revoluciona o carnaval carioca: o aparecimento do “Zé Pereira” (tocador de bumbo). Para alguns estudiosos, esse era o nome ou apelido dado ao cidadão português José Nogueira de Azevedo Paredes, supostamente o introdutor no Brasil do hábito português de animar a folia carnavalesca ao som de bumbos, zabumbas e tambores, anarquicamente tocados pelas ruas.
Zé Pereira é uma forma de diversão carnavalesca caracterizada por um ou vários foliões tocando bumbos e desfilando em parada.
A constatação da existência de uma diversão carnavalesca conhecida como Zé Pereira em Portugal do século XIX parece apontar para a forte influência lusitana no surgimento da brincadeira no carnaval carioca. Há uma errônea, mas infelizmente consagrada versão, que atribui a "invenção" do Zé-Pereira a um português de nome José Nogueira de Azevedo Paredes, comerciante estabelecido no Rio de Janeiro em meados do século XIX. Divulgada na maioria dos livros sobre carnaval, essa versão acabou ocultando toda uma série de influências que contribuíram para o surgimento dessa curiosa categoria carnavalesca. As raras referências sobre a tema na literatura carnavalesca são bastante desencontradas. Estas apontam o "surgimento" do Zé Pereira em 1846 (Moraes, 1987), em 1852 (Edmundo, 1987) ou em 1846, 1848 e 1850 (Araújo, 2000).
A principal razão dessa discrepância é o fato de que a categoria "Zé Pereira" só se fixaria anos mais tarde. Na segunda metade do século XIX, o termo era usado para qualquer tipo de bagunça carnavalesca acompanhada de zabumbas e tambores, semelhantes ao que chamaríamos hoje de bloco de sujo. Ferreira (2005) e Cunha (2002) abordaram o tema com profundidade destacando a multiplicidade de forma e conceitos que podiam envolver as diversas brincadeiras chamadas genericamente de Zé Pereira.
Um momento importante na fixação da brincadeira no imaginário da folia carioca seria a encenação, em 1869, de uma burleta carnavalesca intitulada O Zé Pereira carnavalesco. O sucesso da apresentação — uma espécie de adaptação livre da peça Les pompiers de Nanterre (Os bombeiros de Nanterre) — deveu-se, principalmente, à versão para o português da música-tema francesa que se transformaria num verdadeiro hino carnavalesco, sendo tocado até hoje:
E viva o Zé Pereira.
Pois a ninguém faz mal
E viva a bebedeira
Nos dias de Carnaval
A partir daí o conceito da brincadeira do Zé Pereira iria adquirir feições tipicamente brasileiras (e cariocas) associando-se à alegria característica das ruas da folia no Rio de Janeiro. O passo seguinte seria a "oficialização" do Zé Pereira através do estabelecimento de sua genealogia e de sua morfologia resumidas na obra de Moraes (1987).
Uma curiosidade: na cidade de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, no período do Carnaval, pode-se assistir, ainda hoje, ao desfile de Zé-Pereiras, em forma muito semelhente à tradição portuguesa.
Vídeo
Musicas ''Carnaval de Salão'' (Marchinhas de Carnaval)
Dia do Frevo(Oficial é 14 de setembro)
Renato Spencer/JCImagem/AE
Foto por Renato Spencer/JCImagem/AE
Uma sombrinha colorida, algum equilíbrio e joelhos fortes. Se você tem tudo isso, aproveite esta terça-feira (9) para comemorar o Dia do Frevo. Neste mesmo dia, o ritmo pernambucano também completa 104 anos e o aniversário será celebrado com festa.
Recife comemora o Dia do Frevo com música no Pólo das Fantasias, responsável pelo circuito entre a rua da Moeda e a praça do Arsenal da Marinha.
Sobre a data: O dia 14 de setembro, é Dia do Frevo. Dança que cativa multidões e faz o corpo "frever". O nome frevo foi registrado na imprensa pela primeira vez em 12 de fevereiro de 1908, no Jornal Pequeno, editado em Recife. Mais que dança, uma música contagiante. Suas origens remetem a lutas, resistência e "camuflagem". Pernambuco, berço do frevo, registrou revoluções como a Praieira e a Guerra dos Mascates. Os pernambucanos queriam o nacionalismo, a expulsão dos portugueses, a república, a libertação dos escravos.
No final do século 19 e início do século passado, o frevo surgiu como camuflagem da luta dos capoeiras. Além disso, nos desfiles carnavalescos, alguns capoeiristas iam à frente, para defender os músicos das multidões, dançando ao rítmo dos dobrados. A dança adquiriu características próprias, nascendo muito mais da improvisação que já levaram à catalogação de mais de 120 passos (chamados pernadas, giro parafuso, dobradiça, tesoura, saca-rolha etc., envolvendo gingados, malabarismos, rodopios, passinhos miúdos e muitos outros, vários oriundos da capoeira).
A coreografia, individual, denota também a mistura de danças de salão da Europa, incluindo o balé e os malabarismos dos cossacos. A sombrinha de frevo é outra herança dos capoeiras, que utilizavam porretes ou cabos de velhos guarda-chuvas como armas, em conflitos entre grupos rivais.
A música tem relação com as executadas pelas bandas militares e as fanfarras de metais e com as marchas, dobrados, maxixes, quadrilhas e tangos. A década de 30 foi um marco para dividir o ritmo em Frevo-de-Rua, Frevo-Canção e Frevo-de-Bloco. A orquestra do frevo é, geralmente, formada por uma requinta, três clarinetas, três saxofones, três pistões, oito trombones, dois hornos, três tubos, dois taróis e um surdo.
A coreografia, individual, é integrada pelo frenético movimento de pernas que se dobram e estiram. Segundo Tárik de Souza, "O Teu Cabelo Não Nega", de 1932, “considerada a composição que fixou o estilo da marchinha carnavalesca carioca, é na verdade uma adaptação do compositor Lamartine Babo do frevo "Mulata", dos pernambucanos Irmãos Valença.
A primeira gravação com o nome do gênero foi o "Frevo Pernambucano" (Luperce Miranda/ Oswaldo Santiago) lançada por Francisco Alves no final de 1930. Um ano depois, "Vamo se Acabá", de Nelson Ferreira pela Orquestra Guanabara recebia a classificação de frevo. Dois anos antes, ainda com o codinome de "marcha nortista", saía do forno o pioneiro "Não Puxa Maroca" (Nelson Ferreira) pela orquestra Victor Brasileira comandada por Pixinguinha.
Hoje o frevo, música e dança, integra a rica diversidade da cultura brasileira e é marco do carnaval pernambucano, especialmente em Olinda e Recife.
Vídeo
25 MUSICAS DE CAPIBA 23 MUSICAS DE NELSON FERREIRA NA VOZ DE CLAUDIONOR GERMANO O REI DO FREVO
Dia do Surfe
“Pato” desafia limites humanos e “passeia” no azul do maciço líquido
Conta-se que o rei Tahito, conhecido como Moiheka foi o primeiro polinésio surfista que chegou ao Havaii. Porém, em 1778 quando o navegador James Cook descobriu o arquipélago, ele afirmou que já existiam surfistas nas ilhas. Cook, considerou o surf uma atividade relaxante, mas diversos missionários protestantes que abitavam o local não tiveram a mesma opinião e durante todo o século XVIII desestimularam a prática do esporte.
Até o inicio do século XX o esporte permaneceu por baixo até conhecer o nome Pai do Surfe Duke Paoa Kahanamoku, que manteve o surfe verdadeiramente vivo graças a sua simples e pura persistência pelo esporte. Até então, o mundo não tinha idéia do que era o Havaii, muito menos o surf, entretanto nas Olimpíadas de 1912, em Estocolmo, Duke Kahanamoku ganhou uma medalha de ouro na natação quebrando o recorde mundial nos 100 metros estilo livre e uma de prata no revezamento 4 x 200.
Duke fez o mundo saber que ele era um surfista da praia de Waikiki, situada no arquipélago havaiano e que o surfe era o ato de cavalgar as ondas do mar. Esta foi provavelmente a primeira vez que o mundo ouviu falar do Havaii e do surfe. Após sua vitória em Estocolmo ele introduziu o surfe na América em 1913 e na Austrália em 1915, sendo que, graças a sua posição de campeão olímpico, seus esforços não foram em vão. Tais vingaram e floresceram, formando o embasamento do que seria o surfe na Era Moderna. Ele morreu em 1986, aos 94 anos, mas até hoje todos os surfistas lembram daquele que foi e sempre será lembrado como o Pai do Surfe Moderno.
Manobras e Gírias:
360- Manobra e que o surfista executa uma volta completa em torno de si mesmo(com sua prancha) e continua na mesma direção.
Aerial- Vôo com a prancha.
Aerial 360- Manobra dificílima e super citada, onde o surfista executa a mesma durante vôo com a prancha.
Arrastando- Estar arrastando é estar em um estilo (roupa) estranho.
Back side- É quando o surfista pega a onda posicionando-se de costas para ela.
Batida- Manobra em que o surfista acerta a crista da onda com a parte de baixo da prancha.
Beach Break- Praia com fundo de areia.
Bottom (Fundo)- Parte do fundo da prancha (onde ficam as quilhas).
Bottom Turn (Cavada)- Manobra onde o surfista faz uma curva na base da onda em direção do lip (crista).
Casca Grossa- Surfista muito bom.
Cavada- Mesmo que bottom turn.
Cut Back- Manobra em que o surfista volta na direção contrária da onda e depois retorna na direção normal.
Deck- Parte de cima da prancha (onde o surfista pisa).
Drop- Descer a onda da crista até a base.
Expression Session- Campeonato que elege a melhor manobra dos surfistas.
Kaô- Manobra onde o surfista disse ter feito mas não fez.
Flat- Mar liso, sem ondas / Sem cruvas (referente ao shape da prancha).
Floater- Manobra em que o surfista flutua, quase sem contato com a crista da onda, quando ela já está quebrando.
Free Surfer- Surfista que não entra em campeonatos regularmente, surfa por prazer.
Front Side- É quando o surfista pega onda posicionando-se de frente para ela.
Fundo (Bottom)- Parte do fundo da prancha (onde ficam as quilhas).
Grab Rail- Manobra que o surfista coloca a mão na borda da prancha para pegar um tubo de back side.
Grommett- Surfista novo de + ou - 10 ou 12 anos.
Goofy- Surfista que pisa com o pé direito na frente(base Goofy). Ex: se estiver surfando para a esquerda, então estará de Front Side.
Gun- Prancha grande, para ondas grandes.
Hot Dog- Prancha pequena, para ondas pequenas.
Inside- Qualquer lugar dentro da arrebentação.
Lip- Crista da onda.
Line Up- Alinhamento dos surfistas no outside (linha de formação das onda).
Localismo- Espécie de xenofobia entre os surfistas, responsável por muitas brigas e confusões dentro dágua, nas disputas pelas ondas. Os surfistas locais(moradores) pensam que tem mais direito ao oceano.
Long John- Roupa de borracha para proteger do frio(modelo para o corpo inteiro).
Maroleiro- Surfista que gosta de ondas pesquenas.
Off Shore- Vento lateral da terra para o mar. Este vento normalmente é quente a alisa as ondas.
Outline- Esboço de uma prancha. É desenho, a"linha de fora, o contorno que o shaper utiliza para começar a criar.
Outside- Qualquer local para fora da arrebentação.
Pico- Parte mais alta de uma onda.
Point- Qualquer local ou lugar.
Point Break- Praia com fundo de pedra.
Pro- Surfista profissional, competidor e que ganha dinheiro com o esporte.
Rango- Comida.
Reef Break- Praia com fundo de coral.
Regular- Surfista que pisa com o pé direito na frente (base Regular) Ex: se estiver surfando para esquerda, então estará de Back Side.
Rip- Estar no Rip é estar em forma.
Secret Spot- Local secreto.
Sessão- Parte de uma onda. Cada sessão propicia manobras diferentes. Só- Mesma coisa que beleza.
Swell- Ondulação.
Tail Slide- Manobra em que o surfista derrepa a rabeta da prancha. Pode ser conjugada com outras manobras. Ex: Aerial 360 com Tail Slide.
Tubo- Manobra em que o surfista fica dentro da onda.
Trip- Viagem de surfe, geralmente para um lugar com altas ondas.
História do Símbolo Hang Loose
Dizem que um antigo rei do Havaii tinha o costume de se arriscar nas altas ondas locais. Para saudar as pessoas que o assistiam na praia, ele acenava para os nativos. O que fazia a diferença é que ele tinha apenas os dedos polegar e o mínimo em uma das mãos e era com essa mão que ele acenava para a galera. A partir daí os surfistas do mundo todo, adotaram o gesto como uma forma de cumprimento do surfe.
O gesto de shaka (em inglês: shaka sign), conhecido no Brasil como hang loose ou mão de hang loose, é um gesto usado tipicamente por surfistas e praieiros para saudações em geral. O gesto é efetuado com uma das mãos com os dedos polegares e mindinhos eretos, e o resto fechado, formando um gesto parecido com a letra Y. Pode ser acompanhado com um movimento similar a um tchau.
Frank Fasi, um político da cidade americana de Honolulu, no Havaí, da década de 1970, adaptou o gesto como símbolo de sua campanha. O lutador Samoa Joe utiliza o sinal depois de entrar no ringue. O jogador de futebol brasileiro Ronaldinho Gaúcho, atual jogador do Atlético Mineiro, também costuma comemorar seus gols com o sinal.
Aloha!
O ESPÍRITO DE ALOHA
de Serge Kahili King
tradução de Ivonete R. Mascara (Vivi).
( excertos)
O Espírito de Aloha é uma referência bem conhecida da atitude de aceitação amistosa pela qual as Ilhas Havaianas são bem famosas. No entanto, também se refere a uma maneira poderosa de resolver qualquer problema, atingir qualquer meta e, ainda, atingir qualquer estado de mente ou espírito que se deseje. 
Na língua havaiana Aloha significa muito mais do que "alô" e "adeus" ou "amor" . Seu significado maior é: compartilhar (alo) com alegria (oha) da energia da vida (ha) no presente (alo)". 
Ao compartilharem essa energia, vocês se tornarão conectados ao Poder Divino que os havaianos chamam de mana. E o uso amoroso deste Poder incrível é o segredo para se obter saúde, felicidade, prosperidade e sucesso verdadeiros. 
A maneira de se conectarem a este Poder e fazer com que ele opere a seu favor é tão simples, que vocês poderão ficar tentados a descartá-la como sendo fácil demais para ser verdade. Por favor, não se deixem enganar pelas aparências. 
Esta é a técnica mais poderosa no mundo e, embora seja extremamente simples, pode vir a se tornar difícil, uma vez que precisarão se lembrar de fazê-la - e será necessário fazê-la REPETIDAMENTE. Trata-se de um segredo passado à humanidade por inúmeras vezes e, mais uma vez agora, de uma outra maneira. O segredo é este: 
Abençoem todos e tudo que representem o que vocês desejam 
É só isso. 
No entanto, qualquer coisa tão simples assim requer alguma explicação. Abençoar algo significa reconhecer ou dar ênfase a uma qualidade, característica ou condição positivas, com a intenção de que aquilo a que se reconhece ou enfatiza venha a crescer, perseverar (persistir) ou vir a ser. 
Em primeiro lugar, o foco positivo de sua mente mexe com a força positiva, criativa, do Poder. Segundo, move a sua própria energia para fora, permitindo que uma parte maior do Poder passe através de vocês. Terceiro, quando vocês proferem bênçãos para o benefício de outros, ao invés de o fazerem para si mesmos, há a tendência de se ultrapassar quaisquer medos subconscientes a respeito do que se deseja para si mesmo; e, também, o próprio foco em si sobre os atos de abençoar faz com que o mesmo bem aumente na própria vida. A beleza desse processo é que a bênção proferida em favor de outros ajuda a estes, bem como a vocês mesmos. 
As bênçãos podem ser proferidas com a ajuda de visualização ou toque; porém, a maneira mais comum e fácil de fazê-lo é através de palavras.
Aqui, então, vão algumas idéias para se abençoar várias necessidades e desejos: 
SAÚDE: Abençoem pessoas, animais e até mesmo plantas saudáveis; tudo o que seja bem feito ou bem construído; e tudo o que expresse energia abundante. 
FELICIDADE: Abençoem tudo o que seja bom, ou o bem que há em todas as pessoas e coisas; todos os sinais de felicidade que vocês virem, ouvirem ou sentirem nas pessoas e animais; e todos os potenciais para a felicidade, que perceberem ao seu redor. 
PROSPERIDADE: Abençoem todos os sinais de prosperidade em seu ambiente, inclusive tudo o que o dinheiro ajudou a fazer ou construir; todo o dinheiro que vocês possuírem, sob qualquer forma; e todo o dinheiro que circula no mundo.
SUCESSO: Abençoem todos os sinais de realização e completeza (como edifícios, pontes e eventos esportivos); todas as chegadas a destinos (navios, aviões, trens, carros e pessoas); todos os sinais de movimento de progresso ou persistência; e todos os sinais de alegria e diversão. 
CONFIANÇA: Abençoem todos os sinais de confiança em pessoas e animais; todos os sinais de fortaleza nas pessoas, animais e objetos (incluindo-se o aço e o concreto); todos os sinais de estabilidade (como as montanhas e árvores altas); e todos os sinais de poder com propósito (incluindo-se grandes máquinas e fontes de energia). 
AMOR E AMIZADE: Abençoem todos os sinais de carinho e cuidado, compaixão e apoio; todos os relacionamentos harmoniosos na natureza e na arquitetura; tudo o que esteja ligado a alguma coisa, ainda que a esteja apenas tocando gentilmente; todos os sinais de cooperação, como nos jogos ou no trabalho; e todos os sinais de risos e alegria. 
PAZ INTERIOR: Abençoem todos os sinais de quietude, calma, tranqüilidade e serenidade (como águas plácidas, por exemplo); todas as vistas distantes (horizontes, estrelas, a Lua); todos os sinais de beleza, advindos da visão, som ou toque; cores e formas definidas; os detalhes de objetos naturais ou manufaturados. 
CRESCIMENTO ESPIRITUAL: Abençoem todos o sinais de crescimento, desenvolvimento e mudança na Natureza; as transições do amanhecer e do entardecer; o movimento do sol, da lua, dos planetas e estrelas; o vôo dos pássaros no céu; e o movimento dos ventos e do mar. 
As idéias acima são para sua orientação, caso vocês não estejam acostumados a abençoar; porém não se limitem a elas. Lembrem-se de que qualquer qualidade, característica ou condição pode ser abençoada (por exemplo, vocês podem abençoar postes finos e animais magros para encorajar a perda de peso), quer haja existido, exista no momento, ou exista apenas em sua imaginação.
Tenham uma vida maravilhosa
ALOHA!
Dia dos Mártires Evangélicos
Dia da Invenção do Voleibol
Datas
1888 - Método anti-rábico é aplicado no Brasil
COMO PASTEUR SALVOU O VINHO? PASTEURIZANDO
Louis Pasteur by Pierre Lamy Petit.jpg
Na metade do século 19, a indústria vinícola francesa entrou em recessão: os vinhos azedavam. Os fabricantes chamam o especialista em fermentação Louis Pasteur (1822-1895). Ele descobre que o vinho vira vinagre pela presença de microorganismos, que se encontram no ar. Descobre também que os microorganismos não resistem à temperatura de 60 graus. O processo de esterilizar mediante o aquecimento levará seu nome: pasteurização.
Pasteur também deu o pontapé inicial para o tratamento e prevenção da raiva, desenvolvendo a vacina contra a doença em 1885. Inaugurado em 1888, em Paris, o Instituto Pasteur começou como clínica para aplicação de vacina anti-rábica. Hoje, é centro de pesquisa com fama internacional, criador de vacinas contra difteria, tétano, tuberculose. No Brasil, o método anti-rábico de Pasteur é aplicado pela primeira vez em 09 de fevereiro de 1888.
Em São Paulo, funciona um Instituto Pasteur desde 1903, em casarão da Avenida Paulista, com papel importante no combate à raiva, além de outros serviços prestados à saúde pública.
1900 - A Taça Davis - No dia 09 de Fevereiro de 1900, o tenista norte-americano Dwight Filley Davis fundou o torneio mundial anual que leva o seu nome. A competição internacional é organizada pela Federação Internacional de Ténis.
A particularidade deste torneio é não ser uma competição a nível individual, mas de equipas nacionais, compostas pela federação nacional desportiva de cada país, e de ser exclusivamente para homens.
O país com mais títulos é os Estados Unidos da América, com um total de 32. O primeiro troféu era uma taça de prata inspirada no desenho de Rowlan Rhodes, rematada com adornos de flores, com cerca de 33 cm de altura e 43 cm de diâmetro.
foto de sinopsis
Aniversariantes
João Pessoa(PB): Marcelo José, jornalista e radialista, coragem é o seu prefixo. Saudações hertzianas.
Mossoró(RN): Dona Cicana(Dadá) Gadê Chaves
Parnamirim(RN): Paulo Negócio de Freitas, advogado e contabilista.
1907 - Victor Civita, falecido em 24/08/1990
Victor Civita (Nova Iorque, 09 de fevereiro de 1907 — São Paulo, 24 de agosto de 1990) foi um jornalista e empresário Italkim nascido nos Estados Unidos e naturalizado brasileiro.
1967 - Edson Cordeiro(Santo André, 9 de fevereiro de 1967) é um contratenor brasileiro.
Letras de músicas e vídeos de Edson Cordeiro
Don't Let Me Be Misunderstood
1909 - Carmen Miranda, cantora e atriz portuguesa naturalizada brasileira.
1943 - Joe Pesci, ator norte americano.
1954 - Monique Lafond, atriz brasileira de cinema.
1956 - Mônica Waldwogel, jornalista e comentarista econômica. Brasileira.
1964 - Lars Grael, velejador brasileiro. Campeão mundial.
1967 - Edson Cordeiro, cantor brasileiro.
1979 - Mena Adrienne Suvari , Atriz americana.Ficou conhecida por sua atuação em Beleza Americana e por atuar nos dois primeiros American Pie.
1985 - David Gallagher, ator norte-americano. Estrelou filmes como "Olha quem está falando agora" e "As novas aventuras de riquinho". Atualmente estrela a série americana "Seventh Heaven" produzida pela CW.
104 anos de Carmen Miranda
Imagem:Gangs all here trailer.jpgImagem:Gangs all here trailer.jpg
Carmen Miranda em filme de 1943 Entre a Loura e a Morena
Carmen Miranda, pseudônimo de Maria do Carmo Miranda da Cunha, nasceu em Marco de Canaveses, Portugal, 09 de fevereiro de 1909 e morreu em Beverly Hills, Estados Unidos da América em, 05 de agosto de 1955, foi uma cantora e atriz luso-brasileira. Sua carreira artística transcorreu no Brasil e Estados Unidos entre as décadas de 1930 a 1950. Trabalhou no rádio, no teatro de revista, no cinema e na televisão. Chegou a receber o maior salário até então pago a uma mulher nos Estados Unidos. Seu estilo eclético faz com que seja considerada precursora do tropicalismo, movimento cultural brasileiro surgido no final da década de 1960.
1930
Carmem Miranda era figura carimbada nas edições de "O Cruzeiro"
Vídeo:  Carmen Miranda em: "I LOVE LUCY" SHOW
Mortes
1881 - Fiódor Dostoiévski
Fiódor Dostoiévski Фёдор Достое́вский em 1879
Fiódor Mikhailovich Dostoiévski[nota 1] (em russo Фёдор Миха́йлович Достое́вский, AFI [ˈfʲodər mʲɪˈxajləvʲɪtɕ dəstɐˈjɛfskʲɪj]; Moscovo, 30 de Outubro c. juliano / 15 de Novembro de 1821 — São Petersburgo, 28 de Janeiro (c. juliano) / 09 de Fevereiro de 1881) – ocasionalmente grafado como Dostoievsky – foi um escritor russo, considerado um dos maiores romancistas da literatura russa e um dos mais inovadores artistas de todos os tempos.[3] É tido como o fundador do existencialismo, mais frequentemente por Notas do Subterrâneo, descrito por Walter Kaufmann como a "melhor proposta para existencialismo já escrita."[4]
1964 - Ary Barroso: "Brasil, meu Brasil Brasileiro..."
Ary de Resende Barroso (Ubá, 07 de novembro de 1903 — Rio de Janeiro, 09 de fevereiro de 1964) foi um compositor brasileiro de música popular.
AryBarroso.jpg
Caricatura
Ary: Caricatura por Lemos
Buenos Aires, 1955: Ary com a sua orquestra e os cantores Ernani Filho e Sarah Rios.
Buenos Aires, 1955: Ary com a sua orquestra e os cantores Ernani Filho e Sarah Rios.
Vídeo: Gilberto,Gilberto Gil & Caetano Veloso cantam Aquarela do Brasil
Letras das Músicas de Ary barrosohttp://letras.terra.com.br/ary-barroso/
1981 - Bill Haley
Bill Haley ou Willian John Clifton(06 de julho de 1925 - 09 de fevereiro de 1981) foi um músico de rock and roll.
Ele é creditado por muitos o primeiro a popularizar este tipo de música no início dos anos 1950 com seu grupo Bill Haley & His Comets e a canção "Rock Around the Clock".
Vídeo: Bill Haley - Rock Around The Clock(1956)
Bill Haley, 1974, Liége 1.jpg
O músico (à direita) em concerto com sua banda, 1974
1997 - Vicente Matheus
Vicente Matheus Bathe, conhecido como Vicente Matheus, (Zamora, Espanha, 28 de maio de 1908 — São Paulo, 8 de fevereiro de 1997) foi um empresário espanhol naturalizado brasileiro que atuava como empresário da construção civil pesada, mineração de pedreiras (extração de pedras e areia para construção civil).
Tornou-se nacionalmente conhecido como presidente do Sport Club Corinthians Paulista por oito mandatos, sendo eleito pela primeira vez em 1959 ([1])além de ter logrado a eleição de sua esposa, Marlene Matheus, para sucedê-lo. Era considerado um dirigente à moda antiga, que usava recursos próprios para financiar projetos do clube. Era uma figura folclórica que produzia máximas (alguns dizem que propositadamente) carregadas de incorreções e divertiam amigos e desafetos. Foi sepultado no cemitério da Quarta Parada em São Paulo.
Sua primeira esposa, Ruth Pereira Matheus, filha de um grande desenvolvista do bairro de Guaianases se encontra sepultada no Cemitério do Lajeado, no mesmo bairro. Vicente Matheus e sua primeira esposa tiveram duas filhas, Abigail Matheus e Dalva Matheus.
Frases famosas atribuidas a Vicente Matheus

Nenhum comentário:

Postar um comentário