quinta-feira, 4 de abril de 2013

2013,segunda-feira,11,março   lua minguante
Dia da Motocicleta e do Motociclista
Replica de um moto chopper usado no filme Easy Rider(1969)

Dia da Motocicleta e do Motociclista
brough superior
O primeiro motor de três ciclos foi construido pelo inglês Edward Butler, em 1884, e a primeira motocicleta que apareceu em público foi montada pelo alemão Gottlieb Daimler, residente em Kannastatt, em 1885. A motocicleta não teve grande difusão até 1896, quando os veículos que trafegavam nas estradas da Inglaterra foram dispensados de levar um homem com uma bandeira vermelha à frente, e puderam desenvolver uma velocidade de até 22,5 km/h, em vez de 6,5.
Símbolo de rebeldia nos anos 50, quando a moda entre os jovens era a calça jeans e a jaqueta de couro, a primeira motocicleta foi montada em 1885 pelo alemão Gottlieb Daimler.
 
Harley Davidson - U"Flat Head - 1200cc, ano 1948
A primeira motocicleta foi fabricada em Milwakee 1903 pelos dois jovens (tinham menos que 25 anos na época) William S. Harley, de vinte e um anos e seu amigo de infância Artur Davidson. Desse modelo, cuja única suspensão eram as molas do selim, foram fabricadas 38 motocicletas entre 1903 e 1905.
 
História da Motocicleta
 
Em 1903 existiam mais de 50 tipos de motocicletas e triciclos a motor, percorrendo as estradas inglesas, alguns deles de origem francesa e belga. Contudo, o número de motocicletas registradas, na Inglaterra, em 1905 já atingia 28.000, passando a 86.414 em 1910; 180.000 em 1913; 373.000 em 1921; 732.000 em 1929; mais de um milhão em 1950 e 1.860.000 em 1961. Seus competidores mais sérios foram as indústrias italiana, alemã, francesa e belga.
As primeiras motocicletas não eram mais do que bicicletas dotadas de motor, o qual não tinha colocação uniforme, sendo que geralmente movia a roda traseira, por meio de uma corrente. Muito cedo, porém, tornou-se claro que o melhor era situar o motor abaixo e perto do eixo da armação, porque um centro de gravidade baixo significava controle mais seguro e aumentava a estabilidade na direção.
Com os aperfeiçoamentos técnicos subsequentes, foram modificados as maneiras de aquilatar a força e os sistemas de carburação e de ignição da motocicleta. Milhares de motocicletas foram usadas pelas forças armadas na I e II Guerras Mundiais. Na Itália, a Vespa começou a ser produzida logo depois da II Guerra Mundial, em 1946. No Brasil, a Vespa iniciou sua produção em 1986.
Motociclismo - Esporte derivado do uso da motocicleta, para competições de velocidade. As primeiras manifestações desse emocionante esporte são encontradas ainda no século XIX. Segundo os registros históricos, a primeira corrida de motocicletas, quando as máquinas ainda apresentavam a forma de triciclos, realizou-se em 1887, na França, a ela comparecendo apenas um concorrente, Georges Bouton, que chegou a atingir 25 km/h. Também na França se assinalam outras importantes etapas dos primórdios do motociclismo: em 1891, numa corrida de ida e volta de Paris a Longchamp, e em 1885, no percurso de Paris a Bordeaus, por ocasião de uma prova aberta a motocicletas e automóveis.
Mas somente no século XX é que o motociclismo se desenvolveu realmente, aproveitando os aperfeiçoamentos técnicos dos motores que surgiam paralelamente à indústria automobilística. A Itália adotou o esporte, e em 1907 lançou a importante competição pelo Troféu Turístico. As provas se disputavam então nas estradas, e a velocidade das máquinas, já com a forma que mantiveram daí por diante, aumentava gradativamente, chegando, em 1913, a 114 km/h. O motociclismo é muito popular na Europa, onde se realizam competições de estradas, em autódromos e montanhas, estas caracterizadas por difíceis percursos sobre terra, que exigem excepcional perícia dos condutores.
Com atividade bastante irregular, teve seu primeiro impulso em São Paulo, ao realizar-se o campeonato desse Estado em 1931. Três anos depois iniciou-se a disputa do Campeonato Brasileiro, organizado pelo Moto Clube do Brasil, em percurso que marginava a Lagoa Rodrigo de Freitas/RJ. O motociclismo, que obedece à orientação nacional da Confederação Brasileira (na época), fundade em 24 de dezembro de 1948, não alcançou no Brasil o desenvolvimento observado em outros países. Atualmente, o quadro está se invertendo.
Datas
1302 - Diz a lenda que nesse dia, Romeu e Julieta se casaram. Romeu e Julieta, do dramaturgo inglês William Shakespeare(1564-1616), é a obra teatral mais conhecida do mundo, sendo representada em todos os cantos deste planeta. O mito do amor juvenil impossível está no inconsciente coletivo e marca a formação da nossa cultura.
Pintura a óleo de 1870 por Ford Madox Brown retratando a famosa cena do terraço de Romeu e Julieta
 
Turma da Mônica: Romeu e Julieta
Vídeo: Romeo And Juliet (1968) Theme, by Nino Rota
1808 - Criação do Tesouro Nacional.
1818 - Mary Shelley publicou "Frankenstein", a história da criatura formada com partes de vários corpos e que, rejeitada por seu criador, parte em busca de companhia.
Frontispício de uma edição inglesa de Frankenstein, de Mary Shelley, publicada pela Colburn and Bentley em 1831. Gravura feita por Theodor von Holst (1810-1844).
1968 - A música The Dock of the Bay, de Otis Redding( http://pt.wikipedia.org/wiki/Otis_Redding ), ganhou o Globo de Ouro por vender 1 milhão de cópias, num caso de sucesso póstumo.
1970 - Em mais um caso de seqüestro de diplomatas no Brasil, Nobuo Okushi, cônsul-geral do Japão, foi levado por guerrilheiros de esquerda. Quatro dias depois, ele foi libertado em troca de oito prisioneiros políticos.
...Se fusca tivesse caixa preta, boa parte da história do tempo da Ditadura seria pública. em 1970 que os integrantes de um Comando da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), conseguiram seqüestrar o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Nobuo Okushi. Eram 17h50min de uma quarta-feira, 11 de março de 1970, O Volks azul-revolucionário, de placa fria 49-83-86, tranca um Oldsmobile, 70, azul-escuro, na esquina das ruas Alagoas com Bahia. O carro do japa fica preso entre o fusca e uma obra da Light.
A ação relâmpago durou pouco mais de um minuto. O fusca parou, dois seqüestradores interceptaram o carro do cônsul. Outros dois impediram o trânsito na rua Bahia, com metralhadoras; Um quinto homem, com revólver, deu cobertura aos primeiros que conduziram Okushi até o fusquete que estava na própria rua Alagoas.
E o carro partiu em velocidade - acreditem! O outro Volks, que trancou o americano Oldsmobile, partiu logo em seguida recolhendo os outros três guerrilheiros. O cônsul foi soltou três dias depois, quando Emílio Médici - o presidente - deportou para o México os presos políticos: Mário Japa, Diógenes José Carvalho de Oliveira, Antonio Angelo do Racha, Madre Maurina e Adamaris de Oliveira e seus três filhos. Ela era viúva de Antonio Raimundo Lucena morto por soldados um mês antes do seqüestro.
Nobuo Okushi voltou para sua mansão em uma DKW-táxi. Mas a vedete da história foi o fusquinha azul-revoluncionário. Antes de ser uma vitória da VPR sobre a Ditadura, o que aconteceu mesmo foi a vitória do brasileiríssimo Volks sobre o americano Oldsmobile.
1973 - Hector Campora venceu as primeiras eleições presidenciais na Argentina depois de oito anos de ditadura militar.
Aniversários
1910 - Jacinta Marto, Religiosa e sensitiva, vê a aparição de Nossa Senhora (juntamente com seu irmão Francisco e a prima Lúcia) na Cova da Iria, em Fátima (13 de maio de 1917). Fátima, Portugal.
1921 - Astor Piazzola, Um dos símbolos do tango e grande nome da Argentina. Músico e bandoleonista renovador do tango com modernos tratamentos harmônicos e rítmicos e elementos do jazz e música erudita; cria o QUINTETO NUEVO TANGO (1960). Mar del Plata, Argentina.
1963 - Marcos Pontes, Primeiro astronauta brasileiro.
1967 - Suzy Rêgo, Atriz brasileira.
1973 - Samuel Reoli, Baixista MAMONAS ASSASSINAS.
1921 - Astor Piazzola, músico(1921), falecido em 04/07/1992
Astor Piazzolla.jpg
Video
Astor Piazzolla y su Quinteto Tango Nuevo in Germany
Ricardo Amaral, empresário(1941)
Bobby McFerrin, músico(1950) 
1954 - Tetê Espíndola, cantora
.
Letra e vídeo de Escrito nas estrelas:
Paula, jogadora de basquete(1962)
Suzy Rêgo, atriz(1967)
Mortes
1955 - Alexander Fleming, bacteriologista
Nobelpristagare Fleming Midi.jpg
Fleming, ao centro, recebendo o prêmio Nobel do rei Gustavo V da Suécia

Nenhum comentário:

Postar um comentário