quinta-feira, 4 de abril de 2013

2013,sábado,9,março   lua minguante
Dia da Barbie
Barbie - Primeira edição 1959
Barbie fez uma revolução no mundo dos brinquedos. Ela foi criada por Ruth Handler em 1959, numa época em que só havia bonecas com carinha de bebê no mercado. Hoje em dia ela conquista o coração de meninas em todo o mundo e também virou objeto de colecionadores. A primeira Barbie só veio a ser lançada porque sua criadora notou que sua filha, Bárbara, passava horas brincando com bonecas de papel cujas formas eram de mulheres adultas.
Barbie cinquentona
Fatos Históricos
1500 - A esquadra de Pedro Álvares Cabral partiu do Rio Tejo, em Portugal, na segunda expedição às Índias, mas acabou chegando ao Brasil em 22 de abril do mesmo ano.
1535 - Chegada de Duarte da Costa, fundador da capitania de Pernambuco, ao Brasil.
1968 - O álbum mais festejado dos Beatles, Sgt. Peppers Lonely Heart Clubs Band, venceu quarto prêmios Grammy nos Estados Unidos.
Foi há vinte e três  anos hoje: Sargento Pimenta ensinou a banda a tocar, Eles foram entrando e saindo do estilo, Mas eles estão garantidos para levantar um sorriso, Portanto, gostaria de introduzir-lhe, O ato que você tenha conhecido por todos esses anos: Sergeant Pepper's Lonely Hearts Club Band. 
Veja e ouça:
1664 - O povo de Pernambuco expulsa governador enviado de Portugal.
cercado
Em 9 de março de 1664, chega a Pernambuco novo governador: o português Jerônimo de Mendonça Furtado. Logo caiu na antipatia do povo. Nada bom para um recém-chegado. A aversão dos pernambucanos tinha motivo. Haviam lutado para expulsar os holandeses em batalhas sangrentas, como a de Guararapes. Não admitiriam governo violento e corrupto.
Furtado exportava pau-brasil como fonte de renda particular. Dois anos depois, em 1666, o povo se levanta contra ele. Com apoio do padre e do juiz ordinário de Olinda, André de Barros Rego, simulam cortejo de extrema-unção, também chamado viático ou nosso-pai.
O padre toca o sino e convoca os fiéis. Furtado entra na procissão. Recebe voz de prisão. Tenta arrancar a espada, mas recua. O povo todo o cerca. Entrega-se, no episódio que ficou conhecido como Revolução do Viático. Mandado para o Forte do Brum, no Recife, é deportado para Lisboa. E nunca mais voltaria a estas terras.

SAIBA MAIS
A Fronda dos Mazombos: Nobres contra mascates - Pernambuco 1666-1715, de Evaldo Cabral de Melo (Editora 34, 2003)
1988 - Foram encontrados em Alexandria, no Rio Grande do Norte, fósseis de grandes animais pré-históricos, que datam de 4 mil a 10 mil anos atrás.
Aniversários
1934 - Yuri Gagarin, Yuri Alekseievitch Gagarin [em russo: Юрий Алексеевич Гагарин[Nota 1]] (* Kluchino, 9 de março de 1934 — † Kirjatch, 27 de março de 1968) foi um cosmonauta soviético e o primeiro homem a viajar pelo espaço, em 12 de abril de 1961[1], a bordo da Vostok I, que tinha 4,4 m de comprimento, 2,4 m de diâmetro e pesava 4.725 quilos kg[2]. Esta espaçonave possuía dois módulos: o módulo de equipamentos (com instrumentos, antenas, tanques e combustível para os retrofoguetes) e a cápsula onde ficou o cosmonauta.
Gagarin in Sweden.jpg
Vostok 1: a cápsula em que Iuri Gagarin efetuou sua ida ao espaço
1953 - Lucinha Lins, Lúcia Maria Werner Vianna, que ficou conhecida como Lucinha Lins, nasceu no Rio de Janeiro, em 9 de março de 1953.
Lucinha Lins disputa com Jussara Freire papel de "Dona Xepa"
Letras:
Jura Secreta
Vídeos:
Especial Lucinha Lins
A bailarina
Saltimbancos Trapalhões(1981) - Lucinha Lins - História de uma Gata

Nenhum comentário:

Postar um comentário