quinta-feira, 4 de abril de 2013

2013,quinta-feira,14,março   lua nova

Dia Mundial da Poesia
Poesia é forma de expressão literária que surgiu simultaneamente com a Música, a Dança e o Teatro, em época que remonta à Antiguidade histórica. Na própria fala - fruto da necessidade de comunicação entre elementos de uma comunidade primitiva - estão as raízes poéticas. Sabe-se que a comunicação imediata entre duas pessoas se dá pela palavra e pelo gesto, que estão tanto mais intimamente ligados quanto mais primitivo for o grupo. O gesto complementa sempre a fala, na proporção em que esta é limitada em sua inteligibilidade.
O gesto complementa sempre a fala, na proporção em que esta é limitada em sua inteligibilidade. Assim é que os gestos foram marcando o tom e o ritmo das palavras, até a caracterização individual dos primeiros contadores de seus feitos (caçadas) e dos feitos de sua tribo(guerras). A saliência cada vez maior do indivíduo que contava sobre a comunidade que o ouvia, acarretou a procura de fins artísticos em relação narrativa.
O primeiro valor artístico destacável das narrativas primitivas foi o ritmo, a música da palavra já cantada ou simplesmente articulada. E até nas revoluções mais radicais das formas poéticas o ritmo continua a ser o elemento-chave da expressão. É certo que a motivação rítmica varia entre o passado e o presente, como também sua perspectiva imediata: a fonética. Com o desenvolvimento cultural, os aspectos primários do ritmo e do som começaram a adquirir cores intelectuais, indivíduos que pensavam não mais em função estrita dos problemas da comunidade. Novas sugestões rítmicas foram aparecendo e permitindo à narrativa constituir-se em formas fixas.
Essência da Poesia - Ensaístas e filósofos já se preocupavam então com a essência da poesia, numa tentativa de desligá-la da matriz onde fermentara com outras expressões, que também foram conquistando autonomia e passando, por características afins, à qualidade de gêneros. A poesia, ligada à estrutura da narrativa, é a expressão artística que mais discussões tem suscitado em relação à sua essência. Platão, relativamente próximo às formas primitivas, classificou-a entre as artes representativas, ou artes plásticas, ao lado da dança e do teatro. Entre o filósofo grego e os modernos estudos da ensaísta norte-americana Susanne Langer há uma longa escala interpretativa. Para ela, a poesia não é mais representativa, pois desvinculou-se da preocupação de imitar a natureza.
O inglês Herbert Read chega a conclusões semelhantes, quando estabelece a diferença entre poesia e prosa: Na prosa, as palavras implicam, geralmente, a análise de um estado mental, ao passo que na poesia as palavras aparecem como coisas objetivas, que mantêm uma definida equivalência com o estado de intensidade mental do poeta. O filósofo alemão Heidegger, ao procurar a essência da poesia em Holderlin, não afastou a possibilidade de ser ela conceitual e, ao mesmo tempo, lírica. De fato, é constante poética através dos tempos, o aspecto lírico, presente, inclusive, na obra dos grandes épicos, como em Homero, nas cenas de amor de Circe ou como em Camões, nas cenas do Adamastor e de Inês de Castro(Os Lusíadas). Por outro lado, Goethe sempre considerou a poesia como impossível de ser analisada, por se tratar de algo demoníaco.
Um ensaísta brasileiro, Júlio Braga, procurou também situar a essência poética no trabalho Conceituação Dual do Conhecimento, em capítulo que leva o subtítulo de Conceituação Dual da Linguagem. Para ele, a poesia é uma arte gráfica, assentada num suporte neutro. Ao dividir todas as expressões artísticas em gráficas e poéticas, salienta a natureza dual dessa divisão e conclui: Uma vez descoberta a essência da linguagem gráfica, ela reencontra seu instrumento autêntico, a palavra, com toda a sua extensão para o logos: verbal, escrita, visual, mímica, prática, filosófica, épica, dramática, coreográfica, mitogênica, cosmogônica, etc. Esses são os veículos preferenciais da linguagem gráfica, como diria o escritor, incluindo assim toda forma poética conhecida até agora. Julio Braga, entretanto, não está sozinho em seu ponto de vista, quando pensa na Música como a única expressão poética autêntica. É ainda Susanne Langer que, estudando os signos e símbolos, situa os limites últimos da experiência muito além da teoria uma vez que as coisas inacessíveis à linguagem podem possuir suas formas específicas de concepção, ou melhor: suas formas não discursivas, cumuladas com possibilidades lógicas de significados, fundamentam a significação da música. Mais adiante cita Walter Pater: Todas as artes aspiram à condição de música.
OLÁ, POETA! A cidade onde todo mundo verseja
Poeta Lourival Batista, o rei dos trocadilhos.
Poeta Lourival Batista, o rei dos trocadilhos
São José do Egito, cidade pernambucana a 396 quilômetros do Recife, aos 180 anos é conhecida como capital nordestina da poesia popular. Essa riqueza surgiu como herança dos portugueses, mantida pelo povo nos versos que percorrem gerações. A tradição oral permanece acesa na memória de filhos e netos dos mais de 300 poetas populares que ali viveram.
Para incentivar a permanência desses valores, a cidade promove festivais de cantadores e repentistas; os eventos Festa Universitária e Quintal da Cantoria; e seminários. Recentemente, o centro histórico recebeu pintura nova, cores vivas e murais poéticos afixados nas casas que lembram os talentos antepassados. Homenagem a Antônio Marinho do Nascimento, o Águia do Sertão; João Batista de Siqueira, o Canção; Rogaciano Leite; os irmãos Dimas, Otacílio e Lourival Batista Patriota - este, o Rei dos Trocadilhos, repentista temido por competidores. Seu sobrinho, Nenê Patriota, secretário de Cultura, Turismo e Esportes, é também apaixonado por poesia. Conta que em todos os cantos da cidade há pessoas que fazem versos.
“Na escola, desde criança, aprendemos o que é poesia popular. Tratamos toda gente como poeta.”
Não é à toa que o cumprimento entre os moradores seja peculiar.
“É a nossa forma de reverenciar quem gostamos. É natural dizer: olá, poeta!”
Mariana Proença(Almanaque Brasil)
A palavra "poesia" tem origem grega e significa "criação". É definida como a arte de escrever em versos, com o poder de modificar a realidade, segundo a percepção do artista.
Antigamente, os poemas eram cantados, acompanhados pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isso, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico. Hoje, os poemas podem ser divididos em quatro gêneros: épico, didático, dramático e lírico.
As linhas de um poema são os versos. O conjunto desses versos chama-se "estrofe". Os versos podem rimar entre si e obedecer à determinada métrica, que é a contagem das sílabas poéticas de um verso. Os versos mais tradicionais são as redondilhas; a redondilha menor tem cinco sílabas, e a maior com sete; os versos decassílabos, dez; os alexandrinos, doze.
A rima é um recurso que confere musicalidade aos versos, baseando-se na semelhança sonora das palavras do final ou, às vezes, do interior dos versos. Rima, ritmo e métrica são características especiais de um poema e que podem variar, dependendo do movimento literário da época.
No Brasil, os primeiros poemas surgiram junto com o seu descobrimento, pois os jesuítas usavam versos para catequizar os índios.
Depois, surgiram outras formas de poesia, como o barroco (1601-1768), o arcadismo (1768-1836), o romantismo (1836-1870), o parnasianismo (1880-1893), o simbolismo (1893-1902), o pré- modernismo (1902-1922), o Modernismo (1922-1962), até a forma de hoje.
O Dia Nacional da Poesia é comemorado em homenagem ao nascimento de Castro Alves, em 14 de março de 1847. Poeta do romantismo, ele foi um dos maiores nomes da poesia brasileira. Suas obras que mais se destacaram foram: Os escravos (no qual há o seu famoso poema Navio Negreiro) e Espumas flutuantes, cujas características principais são a valorização do amor e a luta por liberdade e justiça. Há outros nomes importantes da poesia brasileira: Alberto de Oliveira, Gonçalves Dias, Raimundo Correia, Olavo Bilac, Casimiro de Abreu, Cecília Meireles, Jorge de Lima, Ferreira Gullar, Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade e muitos outros.
Lusofonia para o mundo:
O Navio Negreiro:
Em português: O navio negreiro ; Em francês: Le navire negrier ; Em inglês: The slave ship ; Em esperanto: La negristoshipo
Namoro Véio, de Renato Caldas(poeta de Assú-RN)
A lúa vinha cantando.
Suas canção pratiada!
Parô tão disfigurada...
Ficô oiando pru Má
E o Má sortando um gemido,
Limpô os oio no vistido prateado de Luá.
Vídeos: Soneto de Fidelidade com Vinicius de Morais e Tom Jobim
Poema de Castro Alves - O Navio Negreiro narrado pelo saudoso Pulo Autran com cenas do filme Amistad
Dia do Careca
Adeus, cabelo
Não pretendo cometer a indelicadeza de olhar o Dia do Careca como data depreciativa. É evidente que o careca merece figurar como personalidade no rol dos homenageados de março. Careca não é simples adjetivo qualificativo.
” Ah, fulano é careca!”
Nada disso. Ao chamar alguém de careca, logo se tem uma espécie de radiografia da alma, um resumo físico de todo o corpo, quase se pode dizer uma definição da personalidade. O cidadão pode ser gordo, baixo, corcunda, perneta, mas é a careca que o define como membro da humanidade.
Pode reparar: ninguém diz “aquele tigre é careca”. Careca é o ser humano. Mais: careca é o homem. Existem mulheres, porém raras, e quase sempre disfarçadas. Usam perucas, toucas, chapéus, lenços.
A paulatina queda de cabelos precede o derradeiro estágio em que não há mais nada a fazer a não ser conformar-se com a estética condenatória a que grande parte dos homens é submetida.
A princípio, é uma perspectiva desagradável. Ninguém assume a careca por vocação. No começo, refuga. Disfarça. Finge que não está nem aí. Porém, à medida que os fios se despedem no pente, aparece a angústia, o desgosto, a sensação de empobrecimento. Inicia-se então uma luta surda. O homem lança mão de toda sorte de conselhos, opiniões, palpites, receitas, truques e invencionices. Há casos em que, para se livrar da sina, o careca tenta tarô, mapa astral, baralho cigano e até livros afrodisíacos.
Por falta da personalidade de jogadores de futebol, como Ronaldo, Roberto Carlos, Luís Carlos, que se tornaram carecas profissionais e adotaram uma espécie de grife, aqueles outros tentam ocultar a desgraça apelando para bonés, implantes, curandeiros, ervas medicinais amazônicas, tratamentos alternativos.
Este Almanaque inteirinho poderia de cabo a rabo fazer do Dia do Careca o assunto a partir do editorial, passando pela Carta Enigmática, as curiosidades, informações, entrevistas e eventos, culminando com a charge do Laerte e o excelente humor das piadas que deixam os leitores de bem com a vida. Mesmo assim ainda não se escreveria tudo sobre o Dia do Careca.
Tenho impressão de que a Organização das Nações Unidas, a Unesco, e mesmo o Bush poderiam incluir entre seus principais assuntos e preocupações a importância da comemoração dessa data para a pacificação dos povos e a salvação do planeta.
O problema é que ninguém se toca. Estão envolvidos com assuntos menores, menos relevantes. O resultado é que cada um tem de fazer o que lhe parece mais fácil. A propósito, vai aqui agora um depoimento pessoal.
Em certa época menos edificante da minha terceira idade, comecei a perceber problemas capilares. Procurei meu barbeiro, o finado e saudoso Rodrigão, o qual, depois de examinar meticulosamente o couro cabeludo, inclusive usando lente e pinça, deu o veredicto: “Seu caso não é desesperador. Faça uma massagem semanal com enxofre e cocô de cabra. E pare de usar Glostora.”
Na época, encontrar bosta caprina era simples. O leite era vendido em domicílio com bandos de cabras que iam largando dejetos pelas ruas. E enxofre em pó podia comprar em qualquer depósito da Rua Tabatingüera. O conselho me pareceu pouco científico. É a razão por que tenho duas entradas na cabeça. Mas suspendi a Glostora. Nem sei se ainda existe. Continuo, porém, a carregar comigo uma pálida foto três por quatro. Sou aquele rapaz quando ainda tinha cabeleira. Aliás, totalmente preta.
Lourenço Diaféria(Almanaque Brasil)
Dia Nacional do Vendedor de Livros(Livreiros)
Dia do Agente Autônomo de Investimentos
Dia do Marxismo
Aniversariantes
1847 - Castro Alves, poeta romântico, escritor conhecido como o "Poeta dos Escravos". Bahia, Brasil.
Antônio Frederico de Castro Alves (Curralinho, 14 de março de 1847 — Salvador, 6 de julho de 1871) foi um poeta brasileiro.[1]
Nasceu na fazenda Cabaceiras,[1] a sete léguas (42 km) da vila de Nossa Senhora da Conceição de "Curralinho", hoje Castro Alves, no estado da Bahia. Suas poesias mais conhecidas são marcadas pelo combate à escravidão, motivo pelo qual é conhecido como "Poeta dos Escravos". Foi o nosso mais inspirado poeta condoreiro.
1879 - Albert Einstein, Gênio teórico de Física e Matemática, Astronomia e Ciências Humanas, autor da "Teoria da Relatividade Espacial"; Nobel de Física (1921). Ulm, Alemanha
Einstein1921 by F Schmutzer 4.jpg
Albert Einstein (em alemão AFI: [ˈalbɐt ˈaɪ̯nʃtaɪ̯n] (áudio) (ajuda·info), em inglês: AFI: [ˈælbɝt ˈaɪnstaɪn]; Ulm, 14 de Março de 1879 — Princeton, 18 de Abril de 1955[1]) foi um físico teórico alemão radicado nos Estados Unidos.
Einstein um marido cruel?
Marido cruel que humilhava sua esposa e desprezava os filhos
Albert Einstein, um dos maiores gênios da Física, o homem que revolucionou a Ciência, conhecido por sua sabedoria, seu pacifismo e sua simplicidade, o Einstein bonzinho daquela foto da língua de fora?
Frases de  Albert Einstein
Esqueça, não é bem assim, segundo revelam as cartas que ele escreveu à sua primeira mulher, Mileva Maric, uma matemática sérvia com a qual foi casado durante dezesseis anos.
Em tais correspondências - 43 cartas - o físico alemão está longe de se revelar um marido carinhoso. Pelo contrário: ao se dirigir à sua mulher ele quase sempre o faz em tom mandão ou mesmo humilhador - como faria qualquer machão latino-americano de Clube dos Cafajestes: "Você não deve esperar nenhum gesto de afeto de minha parte". "Quando eu lhe dirigir a palavra, você deve responder imediatamente. Quando eu mandar, deve sair da minha frente sem protestar", escreveu ele em uma carta datada do ano de 1914. Em outra, de 1913, desta vez endereçada à sua prima Elsa Lowenthal (que se tornaria sua segunda mulher), Einstein fala de Mileva como "uma empregada que eu não posso demitir".
Empregada ela parece ter sido de fato - como queria o seu marido genial. "Você deve cuidar para que minhas roupas e meu escritório estejam sempre limpos e em ordem, e para que eu tenha três refeições diárias. Também renunciar a qualquer relação pessoal comigo, exceto aquelas necessárias para manter as aparências sociais".
Essa, digamos, face oculta do gênio da Física e de um dos homens mais respeitados do século XX veio à tona após o leilão de um lote de seus documentos pessoais, com cerca de 400 manuscritos, anotações científicas e cartas que ele escreveu ao longo de décadas. O leilão aconteceu em novembro de 1996, em Nova Iorque, e chamou mais a atenção pelas revelações pessoais do que por qualquer assunto pertinente à Ciência. Além de marido cruel (e infiel, sabe-se também), Albert Einstein era um pai mais do que relapso - quase criminoso, pode-se dizer: ele teve uma filha com Mileva Maric, um ano antes dos dois se casarem. A menina, chamada Lieserl, nasceu em 1902 e nunca se soube exatamente o que aconteceu com ela, a não ser que foi dada para adoção de uma família sérvia.  Quando já era famoso, na década de 30, Einstein chegou a contratar um detetive particular para tentar localizar a filha que renegou, mas não teve sucesso. Além de Lieserl, o casal teve mais dois filhos - Eduard, um deles, já adulto, veio a morrer em um sanatório para loucos, na Suíça, passando anos sem nunca ter recebido sequer uma visita do pai genial. O segundo, Hans, não parece ter puxado o criador em sua genialidade, tanto que nunca passou de um medíocre professor de Hidráulica nos EUA - e nunca deixou de externar seu ódio ao gênio da Física que, afinal de contas, era tão humano, canalha e falho como qualquer jogador de sinuca da esquina(por Vítor Minas)
1911 - Akira Yoshizawa
Yoshizawa Akira; Kaminokawa, 14 de março de 1911 — 14 de março de 2005, foi um artista japonês considerado um mestre do origami.
A Google dedicou o doodle de hoje a Akira Yoshizawa, mestre japonês do origami
O origami é a arte de dobrar papel, criando várias figuras. É assim que o logotipo da Google surge hoje, como que feito de papel dobrado e enfeitado com borboletas.
Akira Yoshizawa morreu a 14 de Março de 2005, data em que completava 94 anos. Por isso para além de assinalar a data de nascimento deste criador japonês, o doodle marca também sete anos do seu desaparecimento.
Segundo uma estimativa do próprio criador, efectauda em 1989, o seu trabalho levou à criação de mais de 50 mil modelos de origamis.
Akira Yoshizawa foi agraciado em 1983, pelo imperador japonês Hirohito, com a Ordem do Sol Nascente
1932 - Lúcio Mauro, nome artístico de Lúcio de Barros Barbalho, (Belém do Pará, 14 de março de 1927) é um ator brasileiro. Atua principalmente como ator de comédias
1933 Quincy Jones, Talentoso trumpetista de jazz, arranjador, compositor e produtor, Quincy Jones iniciou sua carreira no final dos anos 50. incorporou ao seu jazz o soul, o rock e até mesmo o country.
Quincy Jones 2006.jpg
Quincy Delight Jones Jr. (Chicago, 14 de março de 1933) é um empresário, arranjador vocal e produtor musical de trilhas sonoras norte-americano. Durante 50 anos na indústria do entretenimento o trabalho de Jones foi indicado para 70 Grammy Award, sendo premiado com 25 destes, e um Grammy Legends Award em 1991. Ele é mais conhecido como o produtor de dois dos maiores recordistas de vendas de todos os tempos: o álbum Thriller, do ícone pop Michael Jackson, e a canção "We Are the World". Ele também é conhecido por lançar a cantora Tamia que durante seu tempo com Quincy Jones foi indicada para 2 Grammy Awards por sua canção "You Put a Move On My Heart".
Vídeos:
Exodus
Peter Gunn
1939 - Glauber Rocha, cineasta, falecido em 22/08/19811963 - Eros Ramazzotti, Eros Luciano Walter Ramazzotti Molina (Roma, Cinecittà, 28 de Outubro de 1963) é um cantor compositor e musico italiano.
[creditofoto]
Glauber de Andrade Rocha (Vitória da Conquista, 14 de março de 1939 — Rio de Janeiro, 22 de agosto de 1981) foi um cineasta brasileiro e também ator e escritor.
Complicado (e simples) como ideograma chinês
Contraditório, polêmico, revolucionário, militante da causa so­ci­al. Nascido em 14 de março de 1939, Glauber Ro­cha foi in­te­lec­tu­al precoce. No ginásio, os co­le­gas o es­co­lhe­ram como orador. Afirmou:...“Precisamos mergulhar no mistério dos livros, que nos levará ao mais valioso de todos os te­sou­ros, o da sa­be­do­ria.”
“Todo um povo pode ser criador, artista - e este seria o sen­ti­do total de uma revolução pela qual minha ação se arrisca até a morte.”
Ana Miadaira em www.almanaquebrasil.com.br
Eros Ramazzotti.JPG
Vídeo: Cuanto Amor Me Das
1983 - Taylor Hanson, cantor, compositor e musico norte americano. Líder da banda "Hanson" junto com os irmãos.
Jordan Taylor Hanson, mais conhecido como Taylor Hanson(Tulsa, Oklahoma, 14 de março de 1983) é o vocalista principal da banda Hanson e Tinted Windows e compositor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário