quinta-feira, 4 de abril de 2013

2013,domingo,10,março    lua minguante


Dia do Telefone
Em 1830 o inglês Faraday realiza várias experiências sobre Eletricidade e Magnetismo. A pergunta da época (e realmente satisfatória) era: Para que serve Eletricidade e Magnetismo?. De 1830 a 1900 os cientistas foram descobrindo as aplicações deste ramo da Ciência, tornando-o tecnologia indispensável no dia-a-dia. O Telefone foi uma das primeiras aplicações, inventado em 1876.
Alexander Graham Bell
Alexander Graham Bell
História do Telefone
 
O Telefone foi uma das primeiras aplicações, inventado em 1876. A primeira descoberta foi o Telégrafo, em 1835, permitindo a comunicação de sinais elétricos entre dois pontos ligados por uma fiação condutora. Daí surgiram duas tecnologias de Telecomunicações: uma que suprimia a fiação condutora, usando transmissões de ondas eletromagnéticas no ar ( Rádio, Televisão ), e outra que mantinha a fiação ( Telégrafo, Telefone, Fax ). Com o Telefone Móvel, sem fiação, e a Televisão a cabo, estas tecnologias voltaram a se encontrar.
O começo da Telefonia foi confuso, sem uma noção clara do que se poderia transmitir. Assim, logo se tentou a transmissão de cópias de documentos – Fax ( 1843, Alexandre Bain) que foi conseguida mas teve de esperar o desenvolvimento da Eletrônica para se tornar popular. O alemão Phillip Reis obteve em 1860 resultados razoáveis com um aparelho que transmitia música através de fiação, mas por ser exclusivamente para música teve divulgação limitada.
Alexander Graham Bell, físico escocês, naturalizado norte-americano, no começo da década dedicou-se à pesquisa de transmitir voz por fiação – o telefone. Em 1875 obteve a patente do aparelho telefônico, fazendo sua primeira demonstração pública na Filadélfia – EUA, em 1876. Estavam presentes 15 pessoas, entre elas o Imperador do Brasil, D. Pedro II, que atendeu a ligação feita da sala ao lado pelo assistente Bell, Thomas A. Watson. A qualidade da comunicação era ruim, não entusiasmando os participantes, o que prejudicou a divulgação do Telefone.
Bell e Watson aperfeiçoaram o sistema e já em 1878 aparecia a primeira rede pública comercial de Telefonia, em Nex Haven, EUA. Em 1885 foi formada a ATT – American Telephone and Telegraph Company – que até 1984 exerceu o monopólio da Telefonia nos Estados Unidos ( sendo desmembrada por ordem judicial anti-truste), servindo de modelo administrativo e fonte de padrões técnicos para o resto do mundo.
O Brasil acompanhou de perto o desenvolvimento da Telefonia (mas não conseguiu sua ampla divulgação, com média de poucos aparelhos por pessoa), instalando seu primeiro aparelho Telefônico (interno) no Palácio São Cristóvão, Rio de Janeiro, em 1878. Logo em seguida, 15 de Novembro de 1879m, o decreto imperial 7.539 criava a CTB – Companhia Telefônica Brasileira. Com o tempo outras concessionárias foram autorizadas, e finalmente criou-se a Telebrás – monopólio estatal – para controlar todo o sistema de telecomunicações brasileiro.
O aparelho telefônico proposto por Bell é basicamente o telefone convencional que encontramos hoje em dia, baseado em componentes eletro-mecânicos. Mais recentemente surgiram os telefones eletrônicos, substituindo os antigos componentes eletro-mecânicos por dispositivos e circuitos eletrônicos. Uma revolução na área começou com o telefone móvel, que vem a ser uma transmissão radiofônica ligada à Rede Pública de Telefonia. Entretanto, a pequena banda de frequências disponível, limitando o sistema a poucos assinantes, levou ao Telefone Celular. Este é baseado nos mesmos princípios do Telefone Móvel, mas reduz a transmissão a curta distância, o que permite reutilizar a banda de frequências em região próximas e aumenta a quantidade de assinantes.
A telefonia desempenha outro papel fundamental na sociedade, nem sempre visível ao grande público: o sistema de Telefonia é utilizado para comunicação de dados entre equipamentos (como computadores). Para esta tarefa a Rede Telefônica precisa de uma interface adaptadora – o Modem – já que se trata de transmitir sinais digitais e não voz. Fibra ótica e satélites completam o desenvolvimento tecnológico da Telefonia. A primeira substitui a fiação, permitindo muito mais ligações simultâneas que condutores elétricos. Satélites fazem a ligação entre pontos distantes, geralmente Centrais Telefônicas.
Em Telefonia, por mais interessante que seja uma inovação, há um pré-requisito que ela deve obedecer: ser compatível com o sistema já instalado. Isto obriga o técnico a estudar a Telefonia desde duas formas mais primárias, entendendo o porquê de certos padrões e exigências, enquanto certas descobertas não podem ser implantadas.
Telefone Candle Stick 1926
O telefone transformou as relações sociais e econômicas em todo o mundo. Surgiu oficialmente em 10 de março de 1876, quando o físico Alexander Graham Bell (nascido na Escócia e radicado nos Estados Unidos) conseguiu a patente de seu prodigioso invento.
Bell é considerado uma das maiores mentes da humanidade, não só por ter inventado o telefone, mas por ter criado as bases para o surgimento de outros aparelhos como o gravador sonoro (um aperfeiçoamento do fonógrafo inventado por Édison), as sondas tubulares para exames médicos, um colete a vácuo (forma primitiva do pulmão de aço) e um sistema de localização de icebergs, semelhante ao sonar. Foi ele também um dos precursores na descoberta do raio laser.
O telefone moderno se desdobrou em inúmeros aparelhos, fixos e móveis, para facilitar a comunicação e agilizar a troca de informações ao encurtar as distâncias e aproximar as pessoas. É uma peça fundamental para a economia mundial, sobretudo na era da globalização, pois sem esse aparelho o planeta não mais seria o mesmo. Toda a estrutura intercontinental construída a partir desse invento é hoje a base da moderna tecnologia de comunicação.
Os cabos ultramarinos, a fibra óptica e os satélites artificiais de comunicação tornaram-se as vias que levaram as vozes de pessoas por todo o planeta e atualmente constituem a grande "supervia da informação", conduzindo os dados digitais da rede mundial de computadores, a internet. Esta, na verdade, é um desdobramento do telefone que, combinado ao computador, continua a dar contribuições para o avanço tecnológico, econômico, social e cultural de todos os povos.
Dia das Sociedades de Amigos de Bairro
SOCIEDADE-amigos-de-Bairro fotos SOCIEDADE-amigos-de-bairro.jpg
SOCIEDADE-amigos-de-bairro
Os movimentos comunitários têm suas origens muito antes do século XIX com os países europeus, onde eclodia a "Revolução Industrial". As migrações se intensificavam. Os desempregos cresciam absurdamente e as condições de vida ficavam, cada vez mais, piores para os nativos do campo e os desempregados surgidos com o advento da máquina substituidora do trabalho manufatureiro das indústrias têxteis da época. Tudo isto, juntou-se em ideologias e práticas revolucionárias contra aquela situação que massacrava o povo daquele momento. Diante disto, o povo sentiu a necessidade de união, de uma liderança que lutasse em favor de seus direitos, portanto, nasceram as associações de classe.
No caso brasileiro, as associações de classes surgiram com os migrantes europeus por volta de 1930. A primeira entidade de classe fundada no Brasil foi a Sociedade de Amigos da Cidade-SAC, que tinha como objetivos a construção de metrôs e a abertura de grandes avenidas na grande São Paulo. A SAC foi fundada mais exatamente no ano de 1934, com grande participação na emancipação política da capital paulistana, isto no final de 1940 e início de 1950. O primeiro regimento interno da SAC tem sua data de 1936. A SAC pretendia, além do mais, participar do plano geral da cidade que crescia a uma taxa muito rápida e desordenada.
As Sociedades Amigos de Bairro (SABs) são entidades autônomas que representam a comunidade de determinada área geográfica de uma cidade. São iniciativas de grande valor para reunir, espontaneamente, cidadãos em torno do mesmo objetivo, visando melhorar a qualidade de vida em cada bairro e exercitando a democracia.
Para fundar uma SAB, é necessária a participação de um grupo com mais de cinqüenta pessoas, que deverão discutir e redigir um estatuto a ser seguido pela comunidade. Esta, organizada, pode reivindicar a solução de problemas urbanos que a atingem, junto aos órgãos públicos e à mídia. As SABs são, portanto, verdadeiros centros de convivência social e solidariedade entre vizinhos.
Em geral, as várias SABs de uma cidade se reúnem periodicamente nas instalações dos Conselhos Regionais, que mantêm a postura de não interferir no trabalho delas, mas promovem seminários, plenários e discussões que ajudarão as entidades a solucionar problemas em comum.
Os Conselhos Regionais concordam em que esse movimento em favor do exercício ativo da cidadania é um grande aliado da administração metropolitana, cujos problemas crescem a cada dia. A cooperação entre bairros ajuda a perceber esses problemas, uma vez que a descentralização da gestão da cidade e a participação da sociedade civil têm se tornado um dos mais eficientes caminhos em busca da melhoria da qualidade de vida da população.
Nas SABs são promovidos cursos, palestras e atendimentos sociais em prol do bem-estar dos cidadãos. Além disso, as SABs são responsáveis não só pela recuperação e manutenção de espaços públicos, tais como praças e monumentos, como também pela promoção de eventos com o objetivo de angariar fundos para instituições de caridade e pela arrecadação e doação de alimentos para pessoas carentes. São famosas as festas temáticas promovidas pelas SABs, como as de Páscoa, São João e Natal.
As SABs demonstram, na prática que a união faz a força. Uma entidade bem organizada revela a diferença entre ser ou não percebida e atendida pelos órgãos competentes.


Escrito por mnegocio às 09h31
[
(0) Comente] [envie esta mensagem
]
[]




Dia do Sogro
Substantivo: progenitor do marido em relação à esposa;
progenitor da esposa em relação ao marido
Tipos de Sogros
Conheça as principais características dos diferentes tipos de sogro e saiba como melhorar sua relação com ele.
Vitor Murad
O pai tem ciúme da filha. É um fato. Afinal, trata-se de uma pessoa amada, a quem ele dedicou uma grande parte da vida e depositou seus sonhos. Portanto, a chegada de um homem na vida dela significa perdê-la. E é aí que o pai bonzinho vira o sogro carrasco.
Segundo o psicólogo Hélio Baptista, há um vínculo (que pode ser saudável ou patológico) entre a mulher e seu pai que é mais forte do a ligação dela com o marido. “Se ela toma o partido do esposo, significa mais maturidade. Se fica do lado do pai,  precisa repensar seriamente como se desligar emocionalmente, sem romper relacionamentos, é claro”.
A psicóloga Lourdes Brunini lista os principais tipos de sogro:
Sogro “eu não estou nem aí
É onde mora o perigo. Ele morre de ciúmes, se corrói por dentro, mas, não dá o braço a torcer, pois acredita que isso valorizará ainda mais o outro.Sogro turrãoNada pode, nada está certo e tudo tem que ser feito de acordo com o que ele quer. E, por ter toda esta falta de flexibilidade, acaba sendo enganado.Sogro companheirãoFaz um monte de programas com o genro: vai ao futebol, assiste corrida Fórmula 1, convida para jogar bocha, tudo para deixar a filha o mais distante possível do malandro.Sogro falso moralistaPara ele, você é um canalha e não serve para a filha dele. Mas, ele nunca foi santo, não é fiel, não foi um bom namorado e – muito menos – um marido exemplar.Sogro chicleteAquele que gruda, faz todos os programas com o casal e, lógico, com a sogra junto. Convida para ir a shows, cinemas, fins de semanas na praia... Não larga do pé. Convida-se para tudo, com o objetivo de garantir a segurança da filhota.Sogro infantilEsse é aquele que compete com o namorado da filha o tempo todo. Adora salientar que tudo ele faz melhor. Tenta convencê-la que o cara ideal deve ser como ele: jovial, bem-humorado, trabalhador, inteligente. Sua intenção é causar ciúmes no namorado.Salve seu relacionamentoLourdes explica que a melhor forma para se dar bem com o sogro é compreender algumas coisas: “Nunca se esqueça ele é pai da sua companheira e, em qualquer situação, para ele, a filha sempre terá a razão. Portanto, jamais reclame dela para o pai ou comente sobre alguma ex-namorada sua. Isso vai dar briga”. Por isso, não envolva o sogro nas brigas de casal. “Pisar no calo da filha é pisar por tabela no calo dele. Não se esqueça que ele é seu sogro, não seu pai. Não confunda as coisas”.
Quando a relação é ruim, evite atritos. “Desista de guerrear ou apontar defeitos. Existe ex-namorado, ex-marido, mas, ex-pai é impossível encontrar. Tente ser menos passional. E fale sobre tudo com ele, menos sobre sua vida de casal”, aconselha a psicóloga, que diz que é sempre bom tentar quebrar o gelo. “Mesmo que não dê certo com ele, a mulher ficará feliz com essa atitude e você não deixará de marcar pontos a seu favor”.
Se o sogro mora com o casal, dá para ter harmonia, desde que o novo morador – seja ele quem for – conheça os limites do lar. “É preciso respeitar os horários das refeições, da televisão, das horas de dormir e acordar, dos passeios e compromissos sociais”, diz  Hélio Baptista. “O sogro, por sua vez, não deve se intrometer na vida do casal e na educação dos netos. O que, para ele, é muito difícil”.
Hélio afirma que muitos casamentos acabam por causa da obrigação de ter encontros familiares toda semana. Portanto, negocie essa história de passar todos os domingos almoçando na casa dos pais dela. Isso também diminui os atritos. “É comum o sogro pegar no pé do genro para manifestar o que há dentro dele mesmo. Isso se chama ‘mecanismo de projeção’. Ele vê no marido da filha tudo aquilo que não consegue enxergar em si mesmo”. O conselho final do psicólogo para amenizar os conflitos é que cada um coloque-se no seu  devido lugar, com limites e responsabilidades, sem imposições autoritárias.
Carta ao genro
Prezado futuro genro
Não consigo dormir desde que prejudiquei o seu namoro com minha filha. Estou escrevendo esta carta na esperança de que você esqueça o que eu disse e me perdoe.
Quando o vi pela primeira vez, fiquei surpreso com suas tatuagens e o piercing” no nariz, mas hoje vejo que isso não é assim tão importante.
Vejo, também, que andar de moto em alta velocidade e sem capacete não é assim tão perigoso, desde que seja tomado cuidado com os demais veículos do trânsito.
Vejo, também, que a minha reação ao fato de você nunca ter trabalhado foi bastante inadequada e demasiadamente radical e injusta. Estou bastante convicto de que muita gente boa e capacitada também deve viver sob pontes e dormindo nos parques.
Agora entendo, também, que o fato de minha filha ter apenas 17 anos e querer se casar com você, em vez de estudar em uma boa Universidade é simplesmente uma alternativa para a sua formação, já que nem tudo na vida se aprende nos livros e na escola.
Às vezes eu percebo quão retrógrado eu posso estar sendo quando interfiro em assuntos dessa natureza e reconheço que estava errado.
Fui um tolo em ser contra o namoro de vocês e gostaria de me redimir dizendo que o abençôo para se casar com minha filha.
Um grande abraço.
Seu futuro sogro.
P.S. Parabéns pelo acerto na Mega-Sena acumulada!
Frei galvão
No calendário ocidental, é normal a influência diária dos santos. Em datas cívicas, no entanto, as tradições nem sempre são piedosas. Ninguém é obrigado por decreto, crença ou formação a aceitar o que se alcança pela fé. E a fé, toda fé, pode ser também tênue ou vaga. Para ficar no calendário, do qual tenho um exemplar para conferir se alguma conta vence amanhã, chego à conclusão de que banqueiro pode ser boa pessoa, gente fina, gentil, educado, até abonado, mas com um defeito de formação: não acredita em santo de calendário.
Faço essa constatação ao entrar na igreja de São Bento, abadia beneditina. Para quem consegue descobrir, no centro azucrinante da cidade, essa ilha de paz e silêncio, vale a pena alterar o roteiro apressado do cotidiano para buscar sossego no antigo templo. São Bento não é uma igreja simplesmente. É um desafogo.
A igreja foi erguida, e bem erguida, num contraponto urbano onde se misturam lojas de peças, máquinas, parafusos, porcas e vestes de casamento. A rua Florêncio de Abreu fica no caminho para o resto do mundo inimaginável, onde, sem grande esforço, se vai descobrir o Convento da Luz, reduto que restou de frei Santana Galvão, hoje canonizado como o primeiro santo brasileiro.
Foi lá que aconteceu o caso que peço licença para narrar. Um senhor desconhecido, de chapéu e bengala, elegantemente vestido, me perguntou se podia dar duas palavrinhas. Imaginei que, como é comum, fosse pedir uma espórtula ou coisa parecida. Se bem que aquele não era lugar nem hora. Porém não queria auxílio monetário. O senhor de bengala - repito, figura elegante - queria era obter uma informação técnica. Desejava saber se frei Galvão era santo de confiança. Achei a pergunta despropositada. Que eu soubesse, até aquele dia (uma tarde azul) ninguém duvidara de frei Galvão. Titubeei. “O senhor garante que frei Galvão é confiável?”, insistiu o senhor de bengala. É evidente que eu não estava em condições morais de dar certeza de coisa alguma. Não leio jornais, não assino revistas de assuntos imperdíveis, não presto atenção em discursos políticos, não uso telefone celular nem compro pastel em feira-livre. Em suma, estou por fora das realidades. Atualmente, levo a sério apenas meus três netos.
Como não costumo deixar ninguém sem resposta, menos ainda numa tarde azul, num convento de freiras, sugeri ser mais conveniente consultar alguém enfronhado no Dia de Todos os Santos. Mesmo assim o senhor de bengala me agradeceu a atenção, pediu uma pílula com a oração de Frei Galvão, desculpou-se e ia se retirando do Convento da Luz. Mas então quem ficou intrigado fui eu. O homem de bengala revelou ser um cidadão em dúvidas. Banqueiro aposentado, tinha uma filha apaixonada pelo futuro marido. O homem elegante de bengala vai ser sogro brevemente. Está preparando uma festa com convidados importantes. Porém, como todo futuro sogro, tem dúvidas. E, como todo banqueiro cauteloso, faz questão de conferir nos páramos celestes as informações pessoais do genro.
Lourenço Diaféria
www.almanaquebrasil.com.br
Registros de SOGRO na bíblia:
Dia Mundial do Rim
Saúde: Dia Mundial do Rim
http://jpn.icicom.up.pt/2011/03/10/saude_dia_mundial_do_rim.html
O Dia Mundial do Rim é comemorado anualmente na segunda quinta-feira de março – neste ano, hoje, dia 10.2011. Esta é a sexta edição do evento, que está tendo progressiva repercussão internacional e, a cada ano, apresenta sempre um tema diferente. Em 2009, foi enfatizada a relação entre hipertensão arterial e rim; em 2010, o diabetes e o rim, e para este ano o tema é Proteja o seu Rim, Salve o seu Coração.
Sabe-se há muito que pressão alta, diabetes mellitus, fumo e colesterol elevado e anemia são situações patológicas predisponentes à doença cardíaca. Agora, a estes se soma a doença renal crônica.
A doença renal é muitas vezes silenciosa e há dois exames complementares que definem função renal e comprometimento vascular: a creatinina no exame de sangue, e a quantificação de proteínas no exame de urina em amostra isolada (relação proteína/creatinina). São exames baratos, de fácil realização, e que dispensam a incômoda coleta de urina de 24 horas. Estes devem compor a rotina de exames laboratoriais de revisão.
A partir da creatinina no sangue se pode avaliar, através de fórmulas especiais, a real função dos rins. Considera-se doença renal crônica quando essa for menor que 60 ml/min por mais de três meses, com estágios três (60 a 30 ml/min), quatro (pré-terminal, 30 a 15 ml/min) e cinco (terminal, menor que 15 ml/min). Este último já exigindo diálises ou transplante renal. À medida que a função renal piora, aumentam os riscos cardíacos – enfatizando-se que a maior causa de morte em doente renal é por doença cardíaca.
Proteja seus rins tratando as doenças que os agridem (diabetes e pressão alta), tendo hábitos mais saudáveis (não ao fumo, à obesidade e ao sedentarismo) e evitando alguns remédios, dos quais destaco os anti-inflamatórios não esteroidais (os inúmeros remédios para “reumatismo”, tão usados para qualquer dor).
HUMBERTO REBELLO NARCISO|Médico
Aniversariantes
1845 - Alexandre III, Czar (1881). Une-se à França; conservador, religioso e autocrata, persegue os judeus; conhecido como o "Czar Camponês". São Petersburgo, Rússia.
1891 - Sam Jaffe, Ator cinematográfico, estréia em 1934 com ´The Scarlet Empress´; destaca-se em ´The Day the Earth Stood Still´ (1951). Nova Iorque, EUA.
1929 - Lolita Rodrigues, Cantora e atriz de teatro, cinema e TV.
1940 - Chuck Norris, Campeão de Karatê e ator cinematográfico (estréia em 1973 com ´Return of the Dragon´). Oklahoma, EUA.
1955 - Kid Vinil, Radialista, cantor, produtor.Líder da banda Magazine.Fez sucesso nos anos 80 com músicas como Eu Sou Boy e Tic Tic Nervoso.
1957 - Osama Bin Laden, Líder da rede terrorista Al Qaeda.Responsável pelo atentado contra as torres gêmeas do World Trade Center
1958 - Sharon Stone, Atriz e "sex- symbol" cinematográfica (estréia em 1980 com ´Stardust Memories´). Pensilvânia, EUA.
1964 - Aurélio Miguel, Judoca brasileiro.
1981 - Reinaldo da Cruz Oliveira, Jogador de Futebol (atacante), revelado pelo Flamengo. Rio de Janeiro, Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário