quinta-feira, 4 de abril de 2013

2013,quarta-feira,13.março  lua nova

Recados de bencao, imagens, frases, recados de bencao
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima:
- Pai, Filho, Espírito Santo, presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser, eu vos adoro, amo e agradeço.
E invoco o Espírito Santo para que me ilumine na Leitura Orante:
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis.
E acendei neles o fogo do vosso amor.
- Enviai, Senhor, o vosso Espírito e tudo será criado.
- E renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus, que instruistes os corações dos fiéis com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito e  gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor nosso.
Amém
Primeira leitura: Isaías 49, 8-15
Salmo 145
- Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.
R: Misericórdia e piedade é o Senhor.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo São João 5, 17-30
- Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!
- Eu sou a ressurreição, eu sou a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá (Jo 11, 25s)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João
O Filho faz o que vê o Pai fazer - Jo 5,17-30
Jesus deu-lhes esta resposta: "Meu Pai trabalha sempre, e eu também trabalho". Por isso, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, pois, além de violar o sábado, chamava a Deus de Pai, fazendo-se assim igual a Deus. Jesus deu-lhes esta resposta: [...]"o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz igualmente. O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda, de modo que ficareis admirados. [...] o Pai não julga ninguém, mas deu ao Filho o poder de julgar, para que todos honrem o Filho assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou. [...] Quem escuta a minha palavra e crê naquele que me enviou possui a vida eterna e não vai a julgamento, mas passou da morte para a vida. [...] Vem a hora, e é agora, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão. Assim como o Pai possui a vida em si mesmo, do mesmo modo concedeu ao Filho possuir a vida em si mesmo. Além disso, deu-lhe o poder de julgar, [...] Vem a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão sua voz, e sairão. Aqueles que fizeram o bem ressuscitarão para a vida; e aqueles que praticaram o mal, ressuscitarão para a condenação. Eu não posso fazer nada por mim mesmo. Julgo segundo o que eu escuto, e o meu julgamento é justo, porque procuro fazer não a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou".
Santo Terço
Mistérios Gloriosos: Vitória, Salvação e Proteção.
Clíque abaixo:
Terço da Misericórdia - Eliana Sá
Clíque abaixo:
Santos do Dia
Santa Eufrásia(Alegria)
Dia do Conservacionismo
photo
“Conservacionismo” diz respeito a um conjunto de políticas e técnicas de preservação racional do meio ambiente. Trata-se, portanto, de algo ligado à idéia de conservação, de conservar. É preciso tomar cuidado para não confundir “conservacionismo” com “conservadorismo”, que também se relaciona com “conservar”, mas tem outro matiz. O conservadorismo diz respeito à manutenção das tradições ou à aversão a mudanças. Com o último sentido, o conservadorismo se aproxima da obsolecência (“o fato ou o processo de tornar-se obsoleto”). Por falar em “obsoleto”, como se lê essa palavra: “obsoléto” ou “obsolêto”? Os dicionários dizem que o adjetivo “obsoleto” (que significa “arcaico”, “antiquado”, “ultrapassado”, “que caiu em desuso”) deveria ser lido como outros que têm a mesma terminação (“concreto”, “secreto”, “discreto”, “correto”, “reto”, “repleto” etc.), ou seja, com o “e” aberto (“é”). É o que se vê no “Aurélio”, no “Houaiss” etc. Na prática, porém ouve-se muito mais “obsolêto” do que “obsoléto”. Na prática, o timbre considerado correto não “pegou”.
O conservacionismo é a gestão, pelo ser humano, da utilização dos elementos da biosfera, de modo a produzir o maior benefício sustentado para a população atual, mantendo as potencialidades e o equilíbrio necessários às gerações futuras.
O conservacionismo compreende as atividadesa) de Manutenção (para serem utilizados, os recursos naturais sofrem modificações, mas são mantidas as suas peculiaridades e corrigidas as deficiências, se ocorrerem, sem lhes afetar a potencialidade - é a utilização conservacionista);
b) de Preservação (quando os ecossistemas não devem sofrer qualquer alteração. Uma área pode ser destinada à preservação, não só para que o solo não sofra a ação da erosão, como para a conservação dos componentes da biosfera local);
c) de Restauração ou Recuperação (quando um elemento natural necessita de processos que o capacitem a exercer suas funções primitivas, eliminando-se os fatores que concorrem para sua degradação).
Dá uma olhada neste endereços
:
http://www.issj.com.br/revista_eletronic...
Conservacionismo X Preservacionismo
Conservacionismo e preservacionismo tem objetivo de proteger a natureza contra os impactos ambientais causados pelo homem.
Conservacionismo acredita que pode haver um convívio do homem e a natureza se usarem da forma correta fazendo um bem para população.
O preservacionismo diz que o homem é uma ameaça para a natureza, e acabam transformando essas áreas em lugares poucos visitados desconhecidos "paraíso".
brasileiros
Nos idos do século 17, o naturalista alemão Marcgrave pôs os pés e os olhos curiosos nestas terras como parte da comitiva de Mauricio de Nassau. E encantou-se com uma espécie nunca vista: o macaco-prego-galego. Da admiração do estrangeiro surgiu o primeiro relato sobre o bicho esperto que se escondia entre as árvores da Mata Atlântica do Nordeste brasileiro.
Em 1774, outro naturalista alemão, Schreber, descreveu as características e o comportamento do macaco, pintando em folhas envelhecidas pelo tempo o retrato do animalzinho. Depois disso, ninguém mais falou sobre o tal do macaco-prego amarelo de pelos longos.
Os pesquisadores acreditaram tratar-se de uma espécie extinta graças ao desmatamento. Nenhum museu guardava sequer um exemplar para contar história. E se a ciência não conseguia provar, virou lenda.
Até que em 2004 um grupo de animais apreendidos no Centro de Primatas Brasileiros chamou a atenção de pesquisadores da Paraíba. Boquiabertos, eles custaram a crer: existia mesmo o prego-galego. A espécie, que passou 300 anos despercebida, insistia em permanecer viva. Eram brasileiros que o Brasil desconhecia.
Na tentativa de descobrir mais sobre o macaquinho, um casal do pequeno primata foi levado para o zoológico de São Paulo. Deu um trabalho danado até que macho e fêmea resolvessem namorar. Em 2008 nasceu Maria. Junto com ela, a esperança de tirar o bichinho da lista dos mais ameaçados de extinção. Quem sabe um dia possamos ver de novo os dourados galegos pulando de galho em galho pelas matas nordestinas.
SAIBA MAIS Centro de Proteção de Primatas Brasileiros:
Datas
1781 - Herschel descobre o planeta Urano - A 13 de março de 1781, William Herschel escreveu no seu caderno que tinha observado "uma curiosa estrela difusa" que era "visivelmente maior que as restantes estrelas no mesmo campo de visão". Com a forma que avistava e o seu deslocamento, Herschel concluiu que se tratava de um novo cometa. Durante 1781, correu o boato de que tinha sido descoberto um novo planeta para lá de Saturno.
A descoberta de Herschel foi reconhecida de imediato. Herschel sugeriu chamar "Georgium sidus" ao novo planeta em honra do Rei George III de Inglaterra. Esse nome foi utilizado até princípios do século XIX, pelo que foi o astrónomo Johann Elert Bode que apresentou a seguinte argumentação para a mudança de nome: na mitologia, Urano era pai de Saturno, pelo que se poderia manter uma sequência lógica: Marte era filho de Júpiter, Júpiter era filho de Saturno e este era filho de Urano.
Na Antiguidade, só se conheciam cinco planetas (seis desde que Copérnico incluiu a Terra no rol dos planetas). A descoberta de Herschel foi o princípio de uma carreira cheia de êxitos e descobertas. Foi o pioneiro da Astronomia estelar e do estudo da Galáxia.
Urano
Sétimo planetea a partir do sol
William Herschel, descobridor de Urano
1831 - Noite das Garrafadas
A Noite das Garrafadas foi uma conturbação que antecedeu a saída de D. Pedro I do governo.
 
O fechamento da Assembléia Constituinte, a repressão à Confederação de Pernambuco e a Guerra da Cisplatina desgastaram profundamente D. Pedro I. O Primeiro Reinado foi bastante agitado. Os fatos se sucederam com grande rapidez, provocando reações desconhecidas para uma nação nova como o Brasil. O problema social se agravava com as constantes rixas entre os portugueses, que eram causadas, desde o bairrismo de parte a parte, como da situação cômoda que alguns reinos ocupavam no comércio, na administração pública e no Exército.
As relações entre os poderes Executivo e Legislativo eram tensas e constantes ataques se faziam a D. Pedro. A oposição crescia e os deputados convocaram os ministros para expor e justificar medidas tomadas e atos do governo. A Aurora Fluminense, dirigida por Evaristo da Veiga, comandava a oposição da imprensa. Os deputados que atacavam o governo passaram a gozar de grande popularidade, explorando principalmente o fato de o imperador ser português.
O final da primeira legislatura, em 1829, apresentou um saldo muito favorável à oposição. José Bonifácio, de volta do exílio, tornou a aconselhar D. Pedro a substituir os ministros portugueses por brasileiros, o que faria com que a situação política melhorasse. Assim, ministros brasileiros compuseram o chamado Ministério Popular, que teve duração efêmera, entretanto, na medida em que as disputas internas iam desgastando este ou aquele nome.
A política internacional girava em torno da derrubada do poder de todos os monarcas que ainda lembrassem o absolutismo. Em 1830, estourou uma nova onda revolucionária liberal européia, a partir da França. E, ironicamente, se colocava a figura do Imperador como um monarca absoluto. A oposição se organizava em várias províncias, atacando tanto D. Pedro como os portugueses. Os liberais provocaram protestos públicos, o que culminou com o assassinato, em São Paulo, do jornalista Líbero Badaró, que teve a mais ampla repercussão.
Quando D. Pedro visitou as cidades de Minas Gerais, os sinos dobravam toque de finados por Badaró. Isto irritou muito o Imperador. Quando D. Pedro voltou ao Rio de Janeiro, seus adeptos realizaram grandes festas, de forma que isso significasse uma afronta aos brasileiros. Esta provocação se transformou em conflito público, conhecido como a Noite das Garrafadas.
D. Pedro demitiu o Ministério Liberal, impondo um outro, conservador. Novas agitações. Políticos contaram com o apoio das tropas e levaram o povo para a rua. Diante da ameaça de guerra civil, D. Pedro I abdicou do trono, em 1831, e voltou para Portugal.
 
1830 - Antônio Conselheiro, líder religioso, falecido em 22/09/1897
Antônio Vicente Mendes Maciel (Vila do Campo Maior, 13 de março de 1830 — Canudos, 22 de setembro de 1897), mais conhecido na História do Brasil como Antônio Conselheiro, foi um líder social brasileiro.
Figura carismática, adquiriu uma dimensão messiânica ao liderar o arraial de Canudos, um pequeno vilarejo no sertão da Bahia, que atraiu milhares de sertanejos, entre camponeses, índios e escravos recém-libertos, e que foi destruído pelo Exército da República na chamada Guerra de Canudos em 1897.A imprensa dos primeiros anos da República e muitos historiadores, para justificar o genocídio, retrataram-no como um louco, fanático religioso e contra-revolucionário monarquista perigoso.
1936 - José Mojica Marins, cineasta
Zé do Caixão nasceu numa sexta-feira 13
Aos nove anos, José Mojica Marins ganhou do pai uma câmera de filmar amadora. Com amigos fez seu primeiro filme, O Juízo Final. Sonhava ser toureiro como o pai, que trabalhava em circo. Com a proibição das touradas, a família foi trabalhar e morar num cinema, o pai de gerente e a mãe com uma bombonnière. Nasceu a paixão. Escolhia namoradas com muitos irmãos, para trabalhar como atores:
“Quando acabava o namoro, eu ficava sem equipe.”
Em 1963, surge Zé do Caixão. Criado para o filme À Meia-Noite Levarei Sua Alma, ninguém quis fazer o personagem. Mojica arrumou um caixão, uma cartola, deixou as unhas crescer e vestiu-se de preto. Era o primeiro de uma série de 140 filmes de terror e sexo, como Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967). Conhecido e admirado internacionalmente, há quem acredite que tudo começou quando ele nasceu: sexta-feira, 13 de março de 1936.
1963 - Fito Páez, cantor
Fito Paez.jpg
Rodolfo Páez Ávalos, mais conhecido como Fito Páez, é um músico e compositor argentino de rock. Também é diretor e roteirista de cinema. Pela qualidade e repercussão de suas obras musicais é considerado um dos maiores compositores de rock da Argentina, junto a Charly García e Luis Alberto Spinetta. Seu disco El amor después del amor, editado em 1992, é o mais vendido na história do rock argentino.
Vídeo: El amor despues del amor
1964 - João Gordo, cantor e apresentador
João Gordo (nome artístico de João Francisco Benedan, São Paulo (cidade), 13 de março de 1964) é um músico, repórter e apresentador de televisão brasileiro. É integrante da banda Ratos de Porão e foi apresentador da MTV.[1] Agora, integra o quadro de artistas da Rede Record.[2]
Vídeo: Beber até morrer
1966 - Chico Science, músico, falecido em 02/02/1997
Francisco de Assis França, mais conhecido pela alcunha de Chico Science (Olinda, 13 de março de 1966 — Recife, 2 de fevereiro de 1997) foi um cantor e compositor olindense, um dos principais colaboradores do movimento manguebeat em meados da década de 1990. Líder da banda Chico Science & Nação Zumbi, deixou dois discos gravados: Da Lama ao Caos e Afrociberdelia, tendo sua carreira precocemente encerrada por um acidente de carro numa das vias que ligam Olinda e Recife. Seus dois álbuns foram incluídos na lista dos 100 melhores discos da música brasileira da revista Rolling Stone, elaborada a partir de uma votação com 60 jornalistas, produtores e estudiosos de música brasileira.[1]
Vídeo: Maracatu Atômico
1974 - Vampeta, jogador de futebol
Vampeta.jpg
Mortes
1984 - Aluísio Jorge Andrade Franco, dramaturgo e poeta
1992 - Irmã Dulce, religiosa
"O amor supera todos os obstáculos, todos os sacrifícios. Por mais que fizermos, tudo é pouco diante do que Deus faz por nós. "
Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes (Salvador, 26 de maio de 1914 — Salvador, 13 de março de 1992), mais conhecida como Irmã Dulce, Beata Dulce dos Pobres ou Bem-Aventurada Dulce dos Pobres,[1] tendo recebido o epíteto de "o anjo bom da Bahia", foi uma religiosa católica brasileira. Irmã Dulce notabilizou-se por suas obras de caridade e de assistência aos pobres e necessitados.
A Beatificação de Irmã Dulce
Comemora-se hoje o Dia Estadual da Caridade "Irmã Dulce", na Bahia
1996 - Krzysztof Kieslowski, cineasta
Krzysztof Kieslowski

Nenhum comentário:

Postar um comentário