quinta-feira, 4 de abril de 2013

15/03/2013

2013,sexta-feira,15,março   lua nova
Recados de bencao, imagens, frases, recados de bencao
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima:
- Pai, Filho, Espírito Santo, presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser, eu vos adoro, amo e agradeço.
E invoco o Espírito Santo para que me ilumine na Leitura Orante:
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis.
E acendei neles o fogo do vosso amor.
- Enviai, Senhor, o vosso Espírito e tudo será criado.
- E renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus, que instruistes os corações dos fiéis com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito e  gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor nosso.
Amém
Primeira leitura: Sabedoria 2, 1.12-22
Salmo 34
O Senhor volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta.
R: Do coração atribulado está perto o Senhor
Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 7, 1-2.10.25-30
- Glória a Cristo, imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!
- O homem não vive somente de pão, maas de toda palavra da boca de Deus (Mt 4, 4)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João
Jesus, o Cristo, Filho de Deus - Jo 7,1-2.10.25-30
Depois disso, Jesus percorria a Galileia; não queria andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. Estava próxima a festa dos judeus, chamada das Tendas. Depois que seus irmãos subiram para a festa, Jesus subiu também, não publicamente, mas em segredo. Alguns de Jerusalém diziam: "Não é este a quem procuram matar? Olha, ele fala publicamente e ninguém lhe diz nada. Será que os chefes reconheceram que realmente ele é o Cristo? Mas este, nós sabemos de onde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá de onde é". Enquanto, pois, ensinava no templo, Jesus exclamou: "Sim, vós me conheceis, e sabeis de onde eu sou. Ora, eu não vim por conta própria; aquele que me enviou é verdadeiro, mas vós não o conheceis. Eu o conheço, porque venho dele e foi ele quem me enviou!" Eles procuravam, então, prendê-lo, mas ninguém lhe pôs as mãos, porque ainda não tinha chegado a sua hora.
Santo Terço
Mistérios Dolorosos: Agonia, Sofrimento e Morte - Amor aos pecadores.
Clíque abaixo:
Terço da Misericórdia - Eliana Sá
Clíque abaixo:
Santos do Dia
Santa Luísa de Marillac(em francê: Mme. Louise de Marillac Le Gras) foi a co-fundadora, com Vicente de Paulo, das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.

Dia Mundial do Consumidor
"Se o cliente é deus, o bom atendimento deve ser uma religião." Paulo Rubini
Em época de festas para o consumidor, a pergunta é: há o que comemorar? A história diz que sim. No período, vários canais se abriram para o consumidor lutar por seus direitos. O Dia Mundial do Consumidor foi celebrado pela primeira vez em 1962. Foi inspirado em um pronunciamento feito por John Kennedy, neste ano, quando ele resumiu em quatro os direitos básicos do consumidor: o direito à segurança, à informação, à escolha e o de ser ouvido.
www.jt.estadao.com.br/noticias/00/mes/dia/de7.htm
Em 15 de março de 1962, o presidente dos Estados Unidos da América, Jonh Kennedy, instituiu o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, por meio da mensagem especial enviada ao Congresso Americano sobre proteção aos interesses dos consumidores, inaugurando a conceituação dos Direitos do Consumidor
Essa idéia causou grande impacto, não só nos Estados Unidos, mas em todo o mundo. Hoje, o Brasil possui uma das mais modernas e abrangentes leis de defesa do Consumidor. Nosso Código de Defesa do Consumidor, aprovado em 1990, Lei nº 8.078/90, tem servido de modelo para outros países.
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Em época de festas para o consumidor, a pergunta é: há o que comemorar? A história diz que sim. No período, vários canais se abriram para o consumidor lutar por seus direitos. O Dia Mundial do Consumidor foi celebrado pela primeira vez em 1962. Foi inspirado em um pronunciamento feito por John Kennedy, neste ano, quando ele resumiu em quatro os direitos básicos do consumidor: o direito à segurança, à informação, à escolha e o de ser ouvido.
Carrinho de Compras
A Consumers International (CI), organização-mãe dos órgãos e entidades de defesa do consumidor, adicionou mais quatro itens aos direitos básicos citados por Kennedy, formando um conjunto de normas que serve de base para o trabalho de associações do mundo inteiro até hoje. A Organização das Nações Unidas (ONU) também teve sua participação na consagração desses direitos, ao criar, em 1985, uma série de diretrizes sobre o mesmo tema.
No Brasil, o movimento de consumidores começou no início dos anos 70. Aqui, a mobilização para a criação de leis que defendessem o consumidor foi diferente da dos outros países. Foi o governo do Estado de São Paulo que pesquisou e percebeu a carência do setor. Lá fora, o movimento partiu da própria sociedade, comenta Vera Marta Junqueira, diretora de estudos e pesquisas da Fundação Procon-SP.
O Procon de São Paulo, primeira entidade pública do País, foi criado em 1976, com o nome de Sistema Estadual de Defesa do Consumidor, e começou a atender o público em 1978. O órgão orienta e defende os consumidores gratuitamente contra abusos praticados por fornecedores de bens e serviços e possui um cadastro com as empresas mais reclamadas. Só no ano passado, foram encaminhadas para lá 25.992 reclamações. Apesar de ser um órgão público, o Procon nunca perdeu a condição de movimento, afirma Vera. Mas nos últimos anos surgiram outros órgãos e entidades importantes, como o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
O Idec é uma organização não-governamental. Foi criado em 1987, a partir da idéia de pessoas que trabalhavam no próprio Procon. A maioria dos serviços da entidade, porém, é restrita aos associados. Algumas ações coletivas, no entanto, são abertas a todos os consumidores, explica a advogada Andréa Salazar. Em 1999, consultaram o Idec 30 mil associados e 28 mil não-associados. O instituto preside o Fórum Nacional de Entidades de Defesa do Consumidor, do qual fazem parte organizações não-governamentais de todo o País.
Outro canal importante criado nos últimos anos é o Juizado Especial de Pequenas Causas, que começou a funcionar experimentalmente no Sul do País em 1982, com o objetivo de atender à população carente. Em 1985, surgiu o primeiro em São Paulo. O Juizado foi formalizado em 1988. A partir de 1994, passou a ser chamado de Juizado Especial Cível. Para lá podem ser encaminhadas causas de até 40 salários mínimos. Nos processos envolvendo quantias de até 20 salários, a pessoa não arca com advogados, que são pagos pelo Estado para defendê-la. Código O CDC entrou em vigor em 1991. Vera, do Procon, lembra que foram as pesquisas, a experiência e as reclamações encaminhadas ao órgão que serviram de subsídio para a criação da lei. Para ela, o Código é extremamente moderno. Não precisa ser constantemente atualizado para se adequar às novas tecnologias, porque já é muito amplo. É um exemplo de lei que pegou, pois atendeu aos anseios da sociedade.
Foi após a entrada em vigor do CDC que proliferaram os Serviços de Atendimento ao Cliente – os SACs – em todo o País. Muitas empresas investiram em centrais de atendimento como forma de manter contato com os clientes e conquistar sua fidelidade. Mas será que, depois do advento do Código, as empresas passaram realmente a se preocupar mais com os consumidores? Para Vera, a explicação é outra: A verdade é que a lei de mercado é tão ou mais implacável que o Código. Ela pune com rigor. Andréa, do Idec, concorda: O CDC trouxe muitos avanços. As pessoas estão reclamando mais, lutando pelos seus direitos. Mas ainda constatamos abusos inadmissíveis. Para ela, porém, quanto mais o consumidor estiver consciente, mais irá reclamar. E caberá às empresas conquistá-lo.
Mulheres mineiras fazem de objetos moeda de troca
Escrito por Laís Duarte
Quando o ritmo toca no interior, não há quem fique parado. A catira é dança folclórica que une raízes das culturas africanas, europeias e indígenas no coração do Brasil há mais de século. Mas para um grupo de mulheres de Uberlândia, Minas Gerais, é sinônimo de coisa nova.
Por lá, a ordem é não comprar. Há 25 anos, semana sim, outra também, 30 mulheres se reúnem para “catirar”, que no bom mineirês quer dizer trocar. Vale tudo: utensílios de casa, objetos de decoração, acessórios, roupas, porcos, galinhas, móveis. “Só não vale catirar filho, porque até marido já entrou na roda”, conta Silvia Nascimento, organizadora do encontro, que trocou os serviços do marido eletricista por uma panela novinha em folha.
Dinheiro por lá não entra. Se um produto vale mais do que o outro, o troco é também mercadoria. E se na hora faltar opções que agradem, basta pegar um vale e trocar na catira seguinte. Entre elas, nada se perde: se enjoou do sofá, o sapato não serviu, o relógio saiu de moda, tem quem queira propor algo em troca.
Parece bagunça? Não se engane. Há até Código de Ética da Catira. A regra é clara: ninguém dá palpite. As duas catireiras envolvidas no negócio decidem se querem trocar ou não. Não importa se o negócio envolve uma caneta por um anel de ouro. Vale a satisfação garantida.
É tanto riso, tanta alegria que a catira atravessa gerações. As filhas participam com as mães. Os filhos criaram um grupo para catirar carro. “A gente faz mais por prazer do que por necessidade. Na catira ninguém fica triste. A gente troca a depressão pelas risadas”, explica Silvia.
A Catira, de Camilo José Cela (Ulisseia, 1954)
Dia da Escola
Desde pequeninos, nós precisamos de contato. O primeiro núcleo de contato que conhecemos é a família. A escola é que separa o indivíduo da família e ajuda a preparar a criança para as regras e os limites da vida em sociedade. É o principal espaço que possibilita a convivência e a socialização.
Acompanhar o desenvolvimento de um aluno é missão das mais importantes. Cada fase da nossa vida é marcada por diferentes necessidades e capacidades a serem exploradas; estamos sempre aprendendo e nos adaptando a novas situações. A escola é, então, um referencial do nosso crescimento e precisa oferecer aos alunos as condições necessárias para que cada fase seja atravessada da melhor forma possível.
Além disso, enquanto ainda somos estudantes, passamos grande parte do nosso dia na escola. Se você já passou muitos anos estudando na mesma escola, sabe como as pessoas vão se conhecendo melhor e como são formados laços que às vezes ficam para a vida inteira.
Por outro lado, se você já esteve em diferentes escolas, é capaz de perceber como cada uma tem regras diferentes, espaços físicos diferentes, professores, inspetores, luz, cheiro, festas diferentes. E dá até para ver como cada um destes elementos foi importante para você gostar ou não da escola, e até mesmo sair dela.
Uma boa escola é aquela que permite o desenvolvimento integral do aluno. Isto inclui aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, com a ajuda da família e da comunidade. Sua escola faz isto por você?
Espaço para os alunos especiais nas escolas
Ir à escola é fundamental para que a pessoa se sinta incluída na sociedade. É fazer parte, é ser reconhecido, ter seu espaço.
Existem pessoas portadoras de necessidades especiais para as quais são criadas oportunidades de freqüentarem este espaço tão importante para as nossas vidas. É este o princípio da pedagogia da inclusão: inserir as crianças especiais nas salas de aula, junto com as outras crianças. Pouco a pouco, as barreiras se tornam mais suaves e o convívio é muito positivo.
É preciso, naturalmente, lutar contra o preconceito. Também é necessária muita criatividade para adaptar a metodologia de ensino de modo que todas as crianças possam aprender. Mas, no final, é bem possível que a solidariedade entre elas mostre à escola como é gostoso conhecer o "outro", que até então era "diferente" e, com a convivência, se mostra apenas como alguém que tem outras necessidades e muito o que aprender, como qualquer criança.
A colaboração de diferentes profissionais enriquece o trabalho da escola. Junto com os professores, podem atuar fonoaudiólogos, psicólogos, neurologistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas. A escola como espaço de inclusão só vem a colaborar para o desenvolvimento mais saudável da criança especial. Para ela, significa mais do que uma instituição de ensino: torna-se espaço terapêutico.
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Aniversariantes
1900 - Gilberto Freyre, escritor e sociólogo, falecido em 18/07/1987
Gilberto de Mello Freyre[1] (Recife, 15 de março de 1900 — Recife, 18 de julho de 1987) foi um sociólogo, antropólogo, historiador, escritor e pintor brasileiro, considerado por muitos brasileiros como um dos mais importantes sociólogos do pais.
1940 - Caçulinha, pianista
CAÇULINHAperfil
1948 - Sérgio Vieira de Mello, diplomata, falecido em 19/08/2003
Sérgio Vieira de Mello[1] (Rio de Janeiro, 15 de março de 1948 — Bagdá, 19 de agosto de 2003) foi um brasileiro funcionário da Organização das Nações Unidas (ONU) por 34 anos e Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos desde 2002. Morreu em Bagdá, juntamente com outras 21 pessoas, vítima de atentado atribuído à Al Qaeda contra a sede local da ONU.
1956 - Oswaldo Montenegro, músico
Vídeo: Agonia(Oswaldo Montenegro)
1968 - Maísa Zakzuk, diretora de TV
Mortes
1975 - Aristoteles Onassis, milionário grego
1998 - Tim Maia(Sebastião Rodrigues Maia), cantor
Vídeo
Azul da Cor do Mar

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