terça-feira, 22 de janeiro de 2013

2013,terça-feira,22.janeiro  lua crescente
Fotos antigas
Evangelho do dia
Primeira leitura: Hebreus 6, 10-20
Salmo 111
Eu agradeço a Deus de todo o coração junto com todos os seus justos reunidos! Que grandiosas são as obras do Senhor, elas merecem todo o amor e admiração!
R: O Senhor se lembra sempre da Aliança.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 2, 23-28
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Que o Pai do Senhor Jesus Cristo vos dê do saber o Espírito; para que conheçais a esperança, reservada para vós como herança (Ef 1, 17s)
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:
Tudo é de Deus
Certo sábado, Jesus estava passando pelas plantações de trigo, e os discípulos começaram a abrir caminho, arrancando espigas. Os fariseus disseram então a Jesus: "Olha! Por que eles fazem no dia de sábado o que não é permitido?" Ele respondeu: "Nunca lestes o que fez Davi quando passou necessidade e teve fome, e seus companheiros também? Ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães da oferenda, que só os sacerdotes podem comer, e ainda os deu aos seus companheiros!" E acrescentou: "O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Deste modo, o Filho do Homem é Senhor também do sábado".
Santos do dia
São Vicente
Nossa Igreja comemora hoje dois santos com o mesmo nome, São Vicente Zaragoza que, nasceu em Huesca, na Espanha, mais viveu desde menino em Zaragoza, na Espanha. Estudou com o bispo Valério e como era bom comunicador, foi destacado para ser orador, pregando o evangelho e o cristianismo.
São Vicente Pallotti
Vicente Pallotti nasceu em Roma , dia 21 de abril de 1795, numa família de classe média. Com sua mãe aprendeu a amar os irmãos mais pobres, crescendo generoso e bondoso. Enquanto nos estudos mostrava grande esforço e dedicação, nas orações mostrava devoção extremada ao Espírito Santo. Passava as férias no campo, na casa do tio, onde distribuía aos empregados os doces que recebia, gesto que o pai lhe ensinara: nenhum pobre saía de sua mercearia de mãos vazias.
Laura Vicuña
José Nascimbeni
Guilherme José Chaminade
Dia do Senado
O Senado Federal é o permanente guardião da unidade, da integração e da soberania do povo brasileiro, com a responsabilidade de preservar a Federação, a harmonia entre os estados e a união de todos os brasileiros.
Foi em Roma que o Senado, ou Senatus, se constituiu assembléia permanente, tornando-se a mais alta autoridade do Estado. Nesse período, o Senado romano assessorava e fiscalizava as autoridades executivas, controlava o Judiciário, as finanças públicas, as questões religiosas e, sobretudo, dirigia a política externa, até militarmente.
O Senado brasileiro derivou inicialmente do sistema municipal português. Cidades como São Luís e Olinda já dispunham de seus Senados, com bastante autonomia para deliberarem sobre assuntos locais ou mesmo para levantarem revoltas contra a Coroa. Assim, eram freqüentes as desavenças entre os senadores de câmara, representantes da aristocracia rural e do povo, e os governadores das capitanias, representantes da Coroa portuguesa.
Com a Independência do Brasil, a Constituição outorgada de 1824 definiu o Brasil como uma monarquia centralista, hereditária e estabeleceu os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador. O Poder Moderador era exercido pelo imperador que tinha todo o poder para sancionar ou vetar os projetos de lei. O Poder Legislativo era delegado à Assembléia-Geral, composta pelo Senado e pela Câmara dos Deputados, com a sanção do imperador. Assim nasceu o Senado brasileiro, fortemente influenciado pela cultura greco-romana. O cargo de senador era vitalício, indicado diretamente pelo imperador, fato que causou uma série de protestos por parte da elite intelectual brasileira.
Mais tarde, com o movimento republicano, o Senado brasileiro passou a ser influenciado pelo modelo americano. O Senado passou a ser composto por homens eleitos, com mandato temporário; cada estado teve uma participação igual em sua composição. Assim, o modelo atual de nosso Senado não sofreu influência portuguesa.
A Constituição brasileira determina que cada estado e o Distrito Federal elejam três senadores, com mandato de oito anos. Cada um será eleito com dois suplentes. Atualmente, eles são eleitos por voto direto, tornando-se legítimos representantes do povo.
O Poder legislativo é exercido efetivamente pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Ao Senado compete, entre outras atribuições, processar e julgar o presidente, vice-presidente e os ministros de Estado, nos crimes de responsabilidade, bem como ministros do Supremo Tribunal Federal, o procurador-geral da República e o Advogado-geral da União.
2. O Senado Federal é a câmara alta do Congresso Nacional do Brasil. Foi criado junto com a primeira constituição do Império, outorgada em 1824. O Senado brasileiro foi inspirado na Câmara dos Lordes da Grã-Bretanha, mas com a república foi adotado um modelo semelhante ao do senado dos Estados Unidos.
Político na tribuna(palanque) e suas promessas não cumpridas
Atualmente o Senado Federal possui 81 senadores, eleitos para mandatos de oito anos, sendo que são renovados em uma eleição um terço e na eleição subsequente dois terços das cadeiras. As eleições para senador são feitas junto com as eleições para presidente da república, governador de estado, deputados federal e estadual, dois anos após as eleições municipais. Todas as 27 unidades da Federação (26 estados e o Distrito Federal) possuem a mesma representatividade, com três senadores cada. O atual presidente do Senado da República é José Sarney(PMDB-AP).
(Wikipédia)
Dia da Vila Brasileira
No dia 22 de janeiro de 1532, o navegador Martim Afonso de Sousa, enviado pela Coroa Portuguesa, chegou a São Vicente para construir a primeira vila do Brasil. Católico fervoroso, Martim Afonso fundou a cidade e a batizou com o nome do santo daquele dia.
Dia dos Heróis Nacionais em São Vicente e Granadinas
São Vicente e Granadinas
São Vicente e Granadinas
Kingstown, São Vicente, anos 1890
São Vicente e Granadinas é um país das Caraíbas localizado nas Pequenas Antilhas. O seu território de 389 km² é constituído pela ilha de São Vicente e pelos dois terços norte da cadeia das Granadinas. Tem fronteiras marítimas com Santa Lúcia, a nordeste, e com Granada, a sudoeste, e é um dos países mais próximos de Barbados. De influência colonial britânica, é hoje parte da Commonwealth e do CARICOM. A sua capital, Kingstown, fica na ilha de São Vicente.
Datas
1808 - A família real portuguesa chegou ao Brasil. A corte do príncipe-regente D. João VI aportou em Salvador (BA) e se dirigiu para o Rio de Janeiro (RJ), onde estabeleceu sua sede.
1840 - Primeiro Baile de Máscaras
PRA DEIXAR DE PADECER
O primeiro Baile de Máscaras aconteceu em 22 de janeiro de 1840, promovido pelo dono do Hotel Itália, onde mais tarde funcionaria o Cine São João. O acontecimento lança moda. No mesmo ano, a atriz Clara Delmiro promove carnaval dançante no Teatro São Januário; e o Teatro São Pedro, mais três. Daí em diante, bandos de mascarados invadem as ruas e se divertem de graça. Nascem assim os cordões carnavalescos.
O antropólogo Roberto DaMatta define a folia como rito de inversão, subversão das hierarquias. Transformam-se pobres em faraós, recato em luxúria, homens em mulheres. E o povo brasileiro inventou a batucada “pra deixar de padecer”, como diz o samba de Assis Valente.
1905 - Tropas do czar Nicolau II alvejaram mais de 100 trabalhadores russos que participavam de uma manifestação por melhores condições de vida e trabalho.
1942 - O governo brasileiro decretou pena de morte para sabotadores.
Aniversariantes
1943 - Marília Pêra, atriz brasileira de cinema, teatro e televisão.
1959 - Linda Blair, atriz norte americana. Conhecida após estrelar no filme "O Exorcista".
1973 - Rogerio Ceni, goleiro brasileiro. Destaca-se no São Paulo Futebol Clube. Defende a seleção brasileira.
1979 - Luciana Mello, dançarina, atriz, cantora e compositora brasileira. Filha de Jair Rodrigues.
1922 - Leonel Brizola, Leonel de Moura Brizola[3] (Carazinho, 22 de janeiro de 1922 — Rio de Janeiro, 21 de junho de 2004) foi o maior político brasileiro. O nome de Leonel de Moura Brizola estava na primeira lista de deputados cassados após o golpe de 1964. Óbvio: esse gaúcho, nascido em 22 de janeiro de 1922, era fiel aliado de Jango, o presidente deposto. Em 1961, na primeira ameaça de golpe, montou em sua defesa a “cadeia da legalidade”. Nacionalista, causou polêmicas à esquerda e à direita. Em seu governo, o Rio ganhou o sambódromo e escolas em tempo integral.
Mortes
1901 - A Rainha Vitória morreu no 22 de Janeiro de 1901, concluindo uma época na qual a maioria dos cidadãos britânicos não conheceu outro monarca. O seu reinado, que abrangeu mais de meio século - o mais longo da história britânica - foi testemunho do crescimento de um império no qual "o sol nunca se punha". Ascendeu ao trono aos 18 anos e aquele que mais tarde se tornaria seu marido descreveu-a como "uma pessoa cuja tremenda obstinação manteve sempre uma batalha contra a sua boa fé".
Casou-se com um primo, o Príncipe Alberto, em 1839, e quando este faleceu, em 1861, Vitória retirou-se da vida pública, limitando as suas aparições a ocasiões especiais durante quarenta anos.
Apesar da perda, o matrimónio proporcionou-lhe 37 netos. Ao morrer, em 1901, muitos dos seus descendentes tinham casado com outras monarquias e realezas europeias, pelo que muitos a consideraram "a avó da Europa".
foto de sinopsis
1936 - Maysa Matarazzo, Maysa Figueira Monjardim, mais conhecida como Maysa Matarazzo ou simplesmente Maysa (São Paulo 06 de junho de 1936 — Niterói, 22 de janeiro de 1977), foi uma cantora, compositora e atriz brasileira. Ao longo da sua carreira imortalizou uma discografia com mais de 25 títulos. Cristalizou uma das mais sensíveis obras da Música Popular Brasileira.
Vídeo
Maysa cantando "Ouça", de sua autoria, em cena do filme "O Camelô da Rua Larga", produção de 1958, dirigida por Eurides Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário