quarta-feira, 6 de março de 2013

2013,domingo,3,março   lua cheia

Dia Nacional da Meteorologia
Meteorologia é o estudo cientifico da atmosfera em escala global, dentro de regiões e localidades específicas, e a formulação de conclusões que permitem a previsão sobre o tempo. A meteorologia ocupa-se especialmente dos balanços energéticos, balanços hídricos e de circulação de correntes oceânicas e atmosféricas, e envolve a medição instrumental de elementos como temperatura e pressão. Para outros elementos, tais como tipos e quantidades de nuvens, são feitas estimativas visuais.
A data de 3 de março foi escolhida como o Dia Mundial do Meteorologista por ser a data de fundação da Organização Mundial de Meteorologia (WMO) da ONU, em 3 de março de 1950. A Organização, que tem sede em Genebra, na Suíça, trabalha como facilitadora mundial, estabelecendo por exemplo as bases das contribuições da Meteorologia para a conservação dos recursos hídricos do planeta, para a identificação das causas e para o combate à desertificação, nas causas das mudanças climáticas, no manejo das reservas hídricas das megacidades e regiões agrícolas, alguns dos principais problemas que estão afetando a vida do planeta.
O tema escolhido pela WMO em 2003 para comemorar a data foi "Nosso clima futuro" (Our future climate).
Nuvens
Uma nuvem básica nada mais é do que uma massa visível de vapor de água condensado ou congelado no ar. A nuvem de vapor de água condensado ocorre quando o ar resfriado no seu ponto de condensação e a umidade relativa atinge 100 por cento. O ar pode ser esfriado de duas maneiras: pela advecção sobre um terreno mais frio ou sobre a superfície do mar e pela expansão, ocorrida quando eleva-se para uma altitude maior. A primeira diz respeito à formação de uma camada baixa de nuvem e a segunda, com uma ou várias camadas empilhadas, dependendo da estabilidade atmosférica.
Neblina
Suspensão esparsa de gotículas de água no ar que se formam através da condensação do ar úmido, quando este é arrefecido pelo contato com uma superfície fria. Ocorrendo próxima ao solo, a neblina limita a visibilidade próxima.
Nevoeiro
É uma suspensão de gotículas de água no ar que se forma próxima ao solo e que reduz a visibilidade a menos de 1000 metros. Um nevoeiro denso reduzirá a visibilidade a menos de 200 metros, ocorrendo quando a temperatura do ar e o ponto de condensação se coincidem.
Clima
Define-se clima como o estado médio da atmosfera, determinado com base nos dados correspondentes ao intervalo de algumas décadas (de trinta a cinqüenta anos).
El Niño
A evolução do episódio El Niño atual tem demonstrado sua grande intensidade, sendo este considerado o mais forte aquecimento do Pacífico Equatorial Central e Oriental dos últimos 150 anos (desde o início das medidas de temperaturas da superfície do oceano). Seus efeitos vêm afetando o clima do país desde meados de 1997, haja visto as temperaturas amenas durante o último inverno e as altas temperaturas em dezembro e início de janeiro no Sul e Sudeste, as chuvas excessivas no Sul em outubro e novembro desse ano s e a estiagem em partes da Amazônia nos últimos 5 meses.
Como o Brasil é um país particularmente afetado pelo fenômeno El Niño, e dado o intenso episódio atual, um esforço considerável tem sido despendido para prever, fazendo uso do estado-da-arte do conhecimento científico e tecnológico, as conseqüências climáticas deste El Niño no país.
O fenômeno El Niño é caracterizado pelo aquecimento anômalo das águas superficiais do Pacífico Equatorial Oriental. O aquecimento e o subseqüente resfriamento num episódio típico de El Niño duram de 12 a 18 meses. A evolução típica do fenômeno mostra que inicia no começo do ano, atinge sua máxima intensidade durante dezembro daquele ano e janeiro e do próximo e se enfraquece na metade do segundo ano. O aumento dos fluxos de calor sensível e de vapor de água da superfície do Oceano Pacífico Equatorial para a atmosfera, sobre as águas quentes, provoca mudanças na circulação atmosférica e na precipitação em escala regional e global, que, por sua vez, provocam mudanças nas condições meteorológicas e climáticas em várias partes do mundo.
Estudos indicam que principalmente três regiões no Brasil - semi-árido do Nordeste, norte e leste da Amazônia, sul do Brasil e vizinhanças - são afetadas de maneira pronunciada pelas mudanças na circulação atmosférica durante episódios de El Niño. A Região Sul do Brasil é afetada por aumento de precipitação, particularmente durante a primavera no primeiro ano e posteriormente o fim do outono e início do inverno no segundo ano. O norte e o leste da Amazônia e o Nordeste do Brasil são afetados pela diminuição da precipitação, principalmente, no último, entre fevereiro e maio, quando se tem a estação chuvosa do semi-árido. O Sudeste do Brasil apresenta temperaturas mais altas, tornando o inverno mais ameno. Já para as demais regiões do país os efeitos são menos pronunciados e variam de um episódio para o outro.
O Fenômeno La Niña
Ou episódio frio do Oceano Pacífico, é o resfriamento anômalo das águas superficiais no Oceano Pacífico Equatorial Central e Oriental. De modo geral, pode-se dizer que La Niña é o oposto do El Niño, pois as temperaturas habituais da água do mar à superfície nesta região, situam-se em torno de 25º C, ao passo que, durante o episódio La Niña, tais temperaturas diminuem para cerca de 23º a 22º C. As águas mais frias estendem-se por uma estreita faixa, com largura de cerca de 10 graus de latitude ao longo do equador, desde a costa Peruana, até aproximadamente 180 graus de longitude no Pacífico Central. Assim como o El Niño, La Niña também pode variar em intensidade. Um exemplo dessa variação é o intenso episódio de La Niña ocorrido em 1988/89, comparado ao episódio mais fraco de 1995/96. Outros nomes como El Viejo ou anti-El Niño também foram usados para se referir a este resfriamento, mais o termo La Niña ganhou mais popularidade.
O significado das chuvas em milímetrosNessa época do ano é comum a imprensa divulgar diariamente a ocorrência de chuvas nos municípios. A divulgação é feita em milímetros. Tantos milímetros no município “x”, tantos milímetros no município “y”.
E aí, muitos perguntam: O que representam esses números em milímetros?
Explico: 1 milímetro é igual a 1 litro por metro quadrado. Então, quando você escutar que ocorreu uma chuva de 60 mm em determinada localidade, isso quer dizer que houve uma chuva de 60 litros por metro quadrado desse local.
Agora você já pode começar a entender o motivo dos estragos que acontecem regularmente quando ocorrem chuvas nas cidades que não tiveram a preocupação de deixar áreas livres de edificações e pavimentações. Essas áreas serviriam para a infiltração natural das águas das precipitações pluviométricas. Imagine uma chuva de 200 milímetros. Isso representa 200 litros para cada metro quadrado. Como não tem local apropriado para infiltrar, nem existe sistema apropriado de drenagem, as águas são carreadas para as partes mais baixas, levando o que encontram pela frente. E aí, tome estragos.
É a resposta da natureza aos estragos provocados pelo homem ao meio ambiente.
Dia do Intendente da Marinha
Ato da Criação do Intendente da Marinha - Óleo de Álvaro Martins(1965)
A Intendência da Marinha remonta ao Brasil Colônia. Em três de março de 1770, o Rei D. JOSÉ I e o Primeiro Ministro D. SEBASTIÃO JOSÉ DE CARVALHO E MELLO, MARQUÊS DE POMBAL, assinam no palácio de N. S. DA AJUDA, o alvará de criação do Intendente da Marinha no Arsenal da Bahia, "dando procedimentos para a Administração Fazendária da Colônia, e definindo as atribuições da junta da administração da Fazenda na mesma Capitania".
A Intendência da Marinha remonta ao Brasil Colônia. Em três de março de 1770, o Rei D. JOSÉ I e o Primeiro Ministro D. SEBASTIÃO JOSÉ DE CARVALHO E MELLO, MARQUÊS DE POMBAL, assinam no palácio de N. S. DA AJUDA, o alvará de criação do Intendente da Marinha no Arsenal da Bahia, "dando procedimentos para a Administração Fazendária da Colônia, e definindo as atribuições da junta da administração da Fazenda na mesma Capitania".
Dia do Seringueiro
Seringueiro é o profissional que trabalha com e extração do látex, um líquido grosso da árvore chamada Seringueira, matéria-prima da borracha natural. Para a extração do látex, o profissional sangra a árvore, fazendo talhos, e coloca sobre a sangria uma cuia ou bacia para aparar o líquido. Depois o látex é defumado, para ser endurecido e transformado em bolas, chamadas pélas, que chegam a pesar até 40 quilos. Atualmente, já existem muitas técnicas de produção da borracha industrialmente, que elimina as impurezas da matéria-prima e tem como produto final uma borracha resistente e imperecível. As Seringueiras se encontram no meio de florestas e matas, sempre em lugares de difícil acesso, portanto o seringueiro deve sempre conhecer bem a região e as características da árvore.O seringueiro trabalha sempre na extração de látex da Seringueira, podendo recolher até 20 litros de látex por dia. É uma atividade muito importante para a economia, porém, o seringueiro fica com a menor parte do que produz, pois geralmente precisa dar, ou vender uma parte da produção para o dono das terras (a maioria dos casos é de arrendamento), ou pode ainda vender diretamente às fábricas. Como o produto bruto sempre tem menos valor do que o elaborado e processado, o seringueiro não tem grande participação nos lucros da borracha.
O mercado de trabalho para o seringueiro é restrito à região Norte, por ser, a Seringueira, de lá originária.
Hoje é o dia do Seringueiro
no calendário brasileiro.
Ele trabalha a vida inteira,
extraindo borracha da seringueira.
Ele trabalha, se bem me lembro,
oito meses, de abril a novembro.
Na labuta entra em ação,
quando começa a floração.
Levanta-se para a empreitada,
já às três da madrugada
fazendo cortes na seringueira.
Coloca tigelas para colher o leite,
passa horas nesse deleite
na floresta brasileira.
Dia das Sociedades Desportivas, Culturais e Assistenciais
Aniversariantes
0 - Angela Vieira, atriz brasileira.
1847 - Graham Bell, físico e inventor do telefone; inventa um ouvido artificial que registra sons, o fotofone, uma balança de indução, um pulmão de aço para respiração artificial, aperfeiçoou o fonógrafo projetado. Edinburgo, Escócia.
1899 - Café Filho, advogado, jornalista e político participa da Revolução de 1930; 16º Presidente (24 de agosto de 1954 a 11 de novembro de 1955). Rio Grande do Norte, Brasil.
1911 - Jean Harlow, atriz e "sex- symbol" cinematográfica (estréia em 1929 com "The Love Parade"). Missouri, EUA.
1953 - Zico, um dos maiores jogadores de Futebol do mundo, consagrado no FLAMENGO e conhecido como "Galinho de Quintino". Participa das Copas do Mundo de 1978, 1982 e 1986. Rio de Janeiro, Brasil.
1969 - Deborah Blando, Cantora brasileira
1982 - Jessica Claire Biel , Atriz. Conhecida por seu papel como Mary Camden na série televisiva 7th Heaven e suas participações em filmes O Massacre da Serra Elétrica de 2003, Blade: Trinity em 2004 e O Ilusionista, de 2006.
1983 - Kelly Key, cantora brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário